VALINHOS: Aposentados e Pensionistas são alvo de golpes
A notícia sempre se repete: ‘Aposentados são vítimas de golpes’, e em 2017, essa prática cresceu 30%. A Secretaria de Previdência Social alerta para o aumento de golpes em que criminosos se passam por representantes do órgão para extorquir os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com levantamento da Ouvidoria-Geral do órgão, até 26 de dezembro de 2017, foram registradas 1.051 denúncias sobre esse tipo de fraude. Ao longo de todo o ano de 2016 foram 947 denúncias de golpes, visto que, em 2017, esse número chegou a 1.222, aumento de 30%.
Ovídio Vacari, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de VALINHOS (AAPV), também tem registrado um número cada vez maior de associados, que procuram a entidade com cartas de Associações ou Escritórios de Advocacia, informando ao aposentado que tem direito receber um valor, mas para que o processo caminhe é preciso depositar um valor em dinheiro. “Esse tem sido o golpe mais comum que temos verificado aqui na Associação e sempre estamos alertando os nossos associados para que fiquem atentos. Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social, pelo telefone ou site, aqui na Associação dos Aposentados de VALINHOS estamos à disposição para dar quaisquer esclarecimentos aos nossos associados através de nossa assessoria jurídica”, alerta o presidente da Associação dos Aposentados.
IMPORTANTE SABER
– A Previdência Social não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone.
– Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.
– Não utilize intermediários para entrar em contato com a Previdência Social.
– Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
– Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 e agende uma visita a uma Agência da Previdência Social (APS), ou procure a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos.
– Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos.

Vacari, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de VALINHOS (AAPV),alerta sobre os golpes
Ovídio Vacari destaca ainda: “É importante que os beneficiários do INSS fiquem atentos e não confiem em pessoas que prometem apressar andamento de processos previdenciários, liberar valores atrasados, vender produtos, entre outras facilidades. Os estelionatários usam desse tipo de argumento para enganar as pessoas. O INSS informa que todos os contatos com seus segurados são feitos por meio de correspondência e jamais via telefonema ou e-mail. Da mesma forma, em nenhuma hipótese são solicitados dados do cidadão e muito menos que ele faça depósitos de qualquer natureza, pois todos os serviços do instituto são gratuitos. Mais uma vez, a orientação é entrar em contato com a Polícia Civil, informando o nome e o telefone usados pelo fraudador no contato ou procure a AAPV, na Rua Antonio Madia Filho, 59, no centro de VALINHOS”, salienta Vacari .
















