VALINHOS: Atenção, termina hoje o prazo para beneficiários do Bolsa Família
O prazo para as famílias de VALINHOS e atendidas pelo programa ‘Bolsa Família’, do Governo Federal, entregarem a documentação referente ao acompanhamento da Saúde, termina hoje, 26. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, as famílias que não entregarem os documentos podem ter o benefício bloqueado ou cancelado.
De acordo com o secretário Marco Aurélio Padilha Junior, há a necessidade das famílias cumprirem essa agenda da Saúde para dar continuidade ao processo de formalização para a manutenção do benefício. Ele explica que no total 1.344 devem passar pelo acompanhamento obrigatório na área da Saúde, sendo que pouco mais de 20% passaram pelo procedimento até o final do mês de maio. “Quanto maior o número de famílias, dentro dos parâmetros exigidos pelo governo federal, maior o repasse de verbas ao município para esta finalidade”, explica o secretário.
Ele também informa que foram postadas correspondências informando sobre o prazo e crianças da rede municipal com até seis anos de idade, e cujas famílias são beneficiárias, também estão receberam avisos nas escolas para serem entregues aos seus responsáveis.
Em 2014, por exemplo, VALINHOS atingiu 79,8% da cobertura, equivalente a 1.115 famílias de um total de 1.398 que compunham o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do município.
Já no contexto geral, o município de VALINHOS mantém inscritas, no Cadastro Único do Programa Bolsa Família cerca de 4 mil famílias, sendo que destas 1.462 efetivamente se beneficiam atualmente do mesmo, representando uma cobertura de 92,5% da estimativa de famílias consideradas pobres no município.
As famílias recebem benefícios com valor médio de R$ 169,94 e o valor total transferido pelo Governo Federal em benefícios alcançou R$ 248.458,00 no mês de abril.
Documentos necessários
As famílias, que possuem em sua composição gestantes e crianças de 0 a 6 anos, devem levar à Casa do Adolescente (localizada na Rua Itália nº 267, Centro), no horário das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h30, os seguintes documentos: em caso de gestantes o RG e Cartão do Pré-Natal; em caso de crianças de 0 a 6 anos a Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação, e a informação do peso e altura recente da criança realizada pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ainda destaca que todas as mulheres, beneficiárias do programa e com idade entre 14 e 44 anos, também devem informar os dados, principalmente se forem gestantes.