VALINHOS: Câmeras de segurança protegem Valinhos
Há mais de dois meses as escolas de VALINHOS contam com mais uma proteção além do trabalho ostensivo da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal: são as câmeras de segurança. Para entender melhor como esse novo recurso funciona, a FOLHA NOTÍCIAS conversou com o secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Marcelo Valêncio, com o diretor do Departamento de Segurança Municipal, Sidney Batista dos Santos, e com o guarda civil municipal Cláudio Roberto Quemel.
Os dados
Primeiramente, eles informaram quantas unidades de ensino estão monitoradas. “Além do Jd. São Marcos, já estão em pleno funcionamento o monitoramento nas seguintes escolas: Emeb ‘Horácio de Salles Cunha’ (16 câmeras), no Bairro São Bento do Recreio; Emeb ‘Tomorahu Kimbara’ (10 câmeras), no Macuco; Emeb ‘Professora Edina Bampa da Fonseca’ (16 câmeras), na Reforma Agrária; Emeb ‘Dona Carolina de Oliveira Sigrist’ (16 câmeras), no Capivari”, contou Quemel.
Já o secretário falou sobre a nova sala de monitoramento que está sendo construída na sede da Guarda Municipal, no Parque Municipal Bruno Nardini. “ Por enquanto, até que tudo esteja pronto lá no Centro, estamos utilizando a sala na unidade da GM aqui no Jardim São Marcos. Estamos considerando esse período como se fosse uma implantação, em que estamos testando os recursos tecnológicos e a melhor maneira de utilizá-los”, informou Ederson.
Todas as imagens gravadas ficam armazenadas por um período e caso não seja necessário utilizá-las, são automaticamente descartadas. Tudo que é gravado chega até o monitoramento por internet, mas caso o sinal caia, em todas as unidades escolares há um local de armazenagem que funciona mesmo que não haja energia elétrica, através de no breaks.
Como funciona?
Questionado sobre o funcionamento desse sistema implantado, Batista explicou que durante o dia, devido aos estudantes e professores que estão nas unidades de ensino, o alarme acionado pelo sensor de movimento é desligado, mas à noite, quando a escola está fechada, eles são acionados e qualquer movimento é detectado. “Em seguida, é deslocada uma viatura ao local para averiguação. Com esse sistema já conseguimos fazer uma prisão por tráfico próximo à escola do bairro São Bento”, comemora.
O sensor de movimento, por sua vez, pode ser modificado. “Ao invés de detectar qualquer movimento em sua área de visão, nós podemos selecioná-lo para ser ativado quando há movimento em apenas parte da tela. Com isso evitamos acionamentos desnecessários, como por folhas de árvores que caem ou animais que andem pelo local. Isso economiza muito tempo de trabalho”, conclui.
Outra informação importante é que, dependendo da escola que é acionada, o sistema utilizado é capaz de indicar qual a viatura mais próxima, diminuindo o tempo de atendimento, tornando o trabalho ainda mais eficaz.
Todas as imagens acessadas na central de monitoramento também podem ser vistas na Base Móvel que a GM possui. O que facilita o monitoramento em qualquer ponto da cidade
Novos projetos
As melhorias na área de segurança de VALINHOS não param apenas com o sistema implantado. Segundo o secretário, há a intenção de expandir o monitoramento para todas as escolas. “Existem outros projetos também. Um deles visa o monitoramento de veículos na cidade e uma ação mais efetiva no combate aos veículos roubados. Com certeza haverá surpresas até o final do ano”, garante.