VALINHOS: Cidade está entre as ‘Top 10’ do país para investir
Um estudo realizado pela empresa Urban Systems e publicado pela revista Exame no final de semana passado, o município de VALINHOS ficou entre as ‘Top Ten’, as dez melhores cidades do Brasil, para investir em negócios.
O estudo listou as 100 melhores, acima de 100.000 habitantes, ficando Barueri pela segunda vez como a melhor cidade do país para investimentos. Das dez primeiras colocadas, sete estão no estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) o ranking é liderado por Paulínia, em 4ª posição nacional. Campinas ficou em 8º e VALINHOS é a décima no país entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
SALTO DE QUALIDADE
Para chegar a essa conclusão o levantamento analisou 28 indicadores dos 309 municípios pesquisados, tais como: crescimento populacional, PIB bruto e per capita, crescimento de empregos, além de levar em conta outros estudos, como: Firjan, IDHM, etc. Vale lembrar que até 2015, VALINHOS estava na 21ª posição no ranking, configurando então um salto de 11 posições em doze meses.
POLO INDUSTRIAL
Com essa colocação, a capital do figo roxo, passa à frente de cidades como Indaiatuba e Jundiaí, municípios com arrecadações muito superiores. Para o prefeito Clayton Machado a boa gestão em VALINHOS passa pelo desenvolvimento econômico.
“Hoje nossa cidade é um polo de atração de novas indústrias, retomamos o crescimento e a credibilidade junto ao empresariado, os empregos estão sendo gerados e estamos em destaque no cenário nacional” [Clayton Machado]
Além de VALINHOS, Paulínia e Campinas, outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), integram a lista dos 100 melhores municípios para a realização de negócios: Indaiatuba (13ª), Americana (35ª) e Hortolândia (56ª).
SEGURANÇA JURÍDICA
Questionado pela reportagem da FOLHA NOTÍCIAS, se poderia elencar as principais medidas adotados por seu governo que levaram VALINHOS a ocupar a lista ‘Top Ten’ para investir, o prefeito Clayton Machado assegurou que “a principal mudança foi com relação à política de atendimento ao empresariado, que trouxe muito mais agilidade nas relações, desburocratização nos serviços e um atendimento personalizado aos interessados em investir na cidade. Aliado a isso, efetivamos uma nova lei de incentivos fiscais que trouxe segurança jurídica aos empresários e recebemos o apoio da Investe SP, tanto que VALINHOS foi o município que mais fechou o ano com projetos aprovados pela agência de fomento”.
‘Top Ten’ – Cidades com as melhores condições para a realização de negócios.
Das dez primeiras colocadas, sete estão no estado de São Paulo.
Em 2015, eram quatro; um ano antes, apenas duas.
Total de pontos possível: 30
1 Barueri (SP) 12,61
2 São Caetano do Sul (SP) 11,90
3 São Paulo (SP) 11,50
4 Paulínia (SP) 10,66
5 Vitória (ES) 10,48
6 Rio de Janeiro (RJ) 10,37
7 Florianópolis (SC) 10,24
8 Campinas (SP) 10,22
9 Santana de Parnaiba (SP) 10,17
10 Valinhos (SP) 10,15
13 Indaiatuba (SP) 9,88
16 Jundiaí (SP) 9,76
87 Itatiba (SP) 7,89
Reprodução Revista Exame de 26/10/16