VALINHOS: Cidade reafirma sua liderança como maior produtora de Figo Roxo do Brasil
#VALINHOS reafirma sua liderança como maior produtora de figo roxo do Brasil e consolida sua força crescente na produção de goiaba de mesa, ocupando o 2º lugar no ranking nacional da fruta in natura. Para a safra 2025-2026, a cidade estima colher 2,5 milhões de caixas de 1,6 quilo de figo roxo, o que representa cerca de 4 mil toneladas. Já a produção de goiabas deve alcançar 4 milhões de caixas de 2,5 quilos, totalizando 10 mil toneladas.
Até o final da safra, estes números podem ainda sofrer acréscimos, já que o ciclo está se iniciando, amparado em projeções.
Atualmente, Valinhos conta com cerca de 410 propriedades rurais e mais de 1,5 mil trabalhadores envolvidos diretamente na agricultura. Destas, 120 propriedades se dedicam à produção de figo e goiaba, com 40% concentradas no cultivo do figo – com previsão de aumento em até 5% na área de seu cultivo.
Do total produzido, 65% da safra de figo abastece o mercado interno, como a região, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), além dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e outras localidades do país.
O restante é destinado à exportação, com destaque para mercados da Europa, dos Emirados Árabes Unidos, Canadá e outros, levando o nome de Valinhos e a qualidade da produção nacional para o exterior.
Com o auxílio de novas técnicas de manejo e podas, Valinhos tem produzido durante todo o ano, ampliando a competitividade e o fornecimento contínuo. Outro fator que favorece é a mecanização do campo, com o investimento em maquinário.
No início da safra, a Secretaria do Verde e da Agricultura acompanhou os produtores em reuniões de mediação e orientação técnica, ouvindo as demandas e oferecendo apoio nas principais decisões de plantio. “Essa será a primeira safra das nossas principais frutas sob a responsabilidade da Secretaria do Verde e da Agricultura. Sabemos o quanto esse período, que começa agora e vai até o fim de abril principalmente, é importante para o nosso agricultor. Os números reforçam nosso compromisso em apoiar o produtor rural e buscar soluções para seus desafios”, destacou André Reis, secretário do Verde e da Agricultura.
(Fonte:PMVA/Da Redação #FOLHANOTICIAS)

















