VALINHOS: DAEV comemora Semana da Água com plantio de árvores
Ação é voltada para a Educação e Conservação Ambiental
Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, celebrado em 22 de março, o Departamento de Águas e Esgotos de VALINHOS, em parceria com a Prefeitura, o Consórcio PCJ e a CPFL, promoveu o plantio de mudas de espécies nativas diversificadas.
O evento ocorreu na manhã do último sábado (25), no Centro de Lazer do Trabalhador. Contou com a presença do presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, a vice-prefeita, Laís Helena, o presidente da Câmara Municipal, Israel Scupenaro,o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna, além dos vereadores, Alécio Cau, Gilberto Borges, Henrique Conti, Kiko Beloni, Roberson Salame, Thaísa Bento representando a vereadora Dalva Berto, a Secretária de Cultura e Turismo, Maria AngelaGiardelli, Secretário da Educação, Zeno Ruedell,Secretário do Gabinete do Prefeito, Carlos Roberto Tosto,Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Dulce Maria de Paula Souza, Diretor do Departamento de Prédios Culturais, Fabrício Bizarri, alunos da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, e a população do município.
“Embora seja uma cerimonia singela, é muito significativa. Esse plantio é um alerta para a preservação e a recuperação das nossas nascentes e reversas naturais de água. Se cada um de nós conservarmos, vamos conseguir manter as nascentes de VALINHOS saudáveis. É importante trabalhar a preservação junto com os produtores rurais, pois a maior parte das nascentes está em propriedades particulares”. Afirma o prefeito, Orestes Previtale.
O Consórcio PCJ e CPFL doaram 300 mudas, das quais, parte delas foi plantada no CLT e o restante será distribuído pelas barragens e cidade. Em relação ao mapa hidrográfico do município, no perímetro urbano existem 600 nascentes, sendo que 80%estão em propriedades privadas e em estado de risco, motivados pelo descuido entorno da própria nascente.
O presidente da Autarquia, Pedro Inácio Medeiros, reforça a importância de se preservar a qualidade da água por meio do plantio de árvores e da vegetação. “Minha missão no DAEV está firmada em dois aspectos fundamentais. Zelar pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto, e utilizar do equipamento público para fazer políticas públicas. No meu caso, políticas ambientais. Vamos enfrentar esse importante desafio com muita força para, na parte de políticas públicas, tornar como foco a preservação do meio ambiente e os recursos naturais. Não podemos pensar na água apenas quando se tem algum problema ou a falta dela”.
Os alunos também participaram da atividade. Plantaram mudas de Jequitibá Branco, Pau Formiga e Algodoeiro e depois regaram.
“É preciso despertar desde cedo a consciência ecológica em nossas crianças. Todas as ações devem estar baseadas nessa nova visão de mundo, nova maneira de se relacionar com a natureza. Para isso precisamos diminuir todas as diferenças entre as pessoas. É importantíssimo que, na luta pelo meio ambiente, esteja marcada a luta pela paz. Paz entre as pessoas. Na semana da água, num ato como este, além de preservar, além de melhorar as possibilidades da água e conscientizar, também é necessário melhorar a tolerância e a paz entre nós, para que o mundo também se torne melhor”. Observa o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna.