VALINHOS: DAEV dá início a duplicação da rede adutora de Água Bruta e Construção do reforço da rede de distribuição de água tratada
Obras melhoram abastecimento de água em Valinhos
Para aumentar a distribuição de água em VALINHOS, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos iniciou na primeira semana de abril, a duplicação da rede adutora de água bruta do rio Atibaia para a Estação de Tratamento de Água ETA-2, situada no Jardim Pinheiros.
O DAEV está investindo R$ 888.815,00, nessa importante ação que beneficiará mais de 10 mil habitantes. O custo total da obra é de R$ 2.058.730,39 considerando dentro deste valor a participação dos empreendedores da cidade. Os que já forneceram parte dos materiais são Vivace Empreendimentos Imobiliários LTDA, Cobe Construções e Empreendimentos LTDA, Colina dos Pássaros Empreendimentos Imobiliários LTDA.
“A adutora nova será feita com tubos de diâmetro nominal de 400 mm de ferro fundido, o que aumentará a vazão de tratamento de água da ETA II. Nós temos capacidade de adução de até 230 litros por segundo. Agora estamos ampliando para 270 litros por segundo de água”. Afirma o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros. Segundo ele, foi fixado um prazo de conclusão com a empresa vencedora da licitação para julho. “Com a duplicação vamos garantir uma melhoria da produção, armazenamento e distribuição de água tratada para VALINHOS”garante Medeiros.
A nova estrutura possui 2.200 metros de adutora que vai ligar a ETA II, passando na Rua Guilherme Mamprin, na Avenida Altino Gouveia, por dentro do CLT em direção ao Cristo e será interligada na rede existente de 400 mm na Rua Valmir Antônio Capelari, próximo a Escola Estadual Adoniran Barbosa, que fica no bairro Fonte Nova.
Juntamente com a duplicação, outra obra será executada. A implantação da rede de distribuição de água tratada (reforço) também com 400 mm, aumentará o volume de distribuição. A estrutura começa na Rua Guilherme Mamprin e vai até Avenida Altino Gouveia.
A ETA II responsável pelo abastecimento de 50% de VALINHOS, atende 60 mil habitantes. A duplicação vai possibilitar o aumento da capacidade de tratamento para 17%.
“Esta obra é de grande importância. Quando estiver totalmente duplicada, vai atender uma demanda de crescimento da população por 7 anos, da cidade. Além de beneficiar a população, vai possibilitar novos empreendimentos”. Segundo o presidente Pedro Inácio Medeiros.
“É uma obra que estava pendente desde 2015 no município. A partir de janeiro tomamos as providências para efetivar esta situação e, felizmente, conseguimos os recursos. Desencadeamos a obra já nos primeiros meses de trabalho”. Conclui o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale.