VALINHOS: DAEV e Prefeitura retiram árvore que derrubou cabos e energia é restabelecida

Índice

Uma força-tarefa que mobilizou servidores do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e da Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Valinhos conseguiu remover um eucalipto de aproximadamente 40 metros de altura que caiu sobre cabos de alta tensão que alimentam a Estação de Captação do Rio Atibaia.
Os trabalhos começaram logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16) e terminaram com a remoção da árvore às 15h10. Somente após a retirada do tronco, que teve de ser serrado em três partes, a CPFL iniciou o processo de tensionamento dos cabos e religação à rede de energia, que voltou à Estação de Captação do Rio Atibaia às 18 horas.
De acordo com os técnicos do DAEV, o abastecimento deve ser normalizado durante a madrugada. Preventivamente, a Autarquia enviou caminhões tanque para abastecer reservatórios de água tratada em bairros que ficaram sem água nesta sexta-feira.
A Central de Controle Operacional do DAEV monitora o nível dos reservatórios e o consumo da cidade e, se houver alguma anormalidade, a Autarquia pode alterar o rodízio, que por ora está mantido nos bairros que ficaram sem água nesta sexta-feira.

Incidente – Cabos de energia que alimentam a Estação de Captação do Rio Atibaia se romperam por volta das 22h30 da quinta-feira, dia 15, paralisando o bombeamento e o tratamento da ETA II, no Jardim Pinheiros, responsável pelo abastecimento de 50% da cidade. A concessionária CPFL restabeleceu provisoriamente a energia elétrica à 1h30 da madrugada desta sexta-feira, dia 16.

No entanto, a energia foi novamente cortada às 6h30 para a realização dos reparos. Equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Valinhos e do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) removeram a árvore que caiu sobre os cabos de alta tensão, às margens do Rio Atibaia, na altura do quilômetro 120 da Rodovia Dom Pedro.

Por conta disso, a ETA II ficou parada até as 18 horas e o abastecimento suspenso nos bairros Vila Santana, Jardim Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Colina dos Pinheiros, Monte Verde e Ana Carolina I e II. As demais regiões atendidas pela estação, que fornece água para 50% da cidade, estão no rodízio nesta sexta-feira até as 4 horas de amanhã, sábado, dia 17.

O DAEV agradeceu a compreensão da população, reforçou a necessidade de uso racional da água e comunicou que casos de vazamentos podem ser comunicados pelos telefones 0800-133839 e 115 (emergência).

Geradores – O DAEV aguarda a CPFL aprovar o projeto para a instalação de dois geradores nas ETA I e II. Assim que obtiver a liberação, os equipamentos serão comprados e instalados, para prevenir a repetições de imprevistos com o fornecimento de energia elétrica.

468 ad