VALINHOS: Daev recebe alunos do Colégio Inovati

Crianças conhecem de perto como é feito o tratamento de água

Um dia de muita diversão e conhecimento. Assim pode ser definida a visita dos 21 alunos do Colégio Inovati, para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, em VALINHOS. A turma do 4° ano do ensino fundamental estava acompanhada pela professora do grupo Patrícia Mortari e a auxiliar Karina.

De acordo com Mortari, com a chegada do outono e início da temporada de estiagem, as atividades relacionadas à conscientização são reforçadas junto aos alunos.   “Eles aprendem a teoria em Ciências, mas a visita ao DAEV proporciona a vivência e contato direto com a prática. Essa experiência é muito mais enriquecedora. O mais importante é que as crianças levam essa conscientização para casa”, afirmou.

A visita aconteceu no último dia 19, quando os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório onde é feito o monitoramento da qualidade da água, conheceram os filtros e decantadores, e acompanharam todas as etapas do processo de tratamento de água realizado nesta ETA. No local, a equipe teve as explicações dadas pela técnica em saneamento, Isabela Flora Trombetta.

Segundo o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, a visitação é um instrumento pedagógico fundamental para promover a conscientização dos recursos hídricos. “É extremamente importante mostrar para as crianças o tratamento de água e esgoto. Uma oportunidade para  despertar o interesse  em preservar a água e estimular  a consciência ambiental, que é essencial para todas as formas de vida”, afirma.

Responsável pelo abastecimento de 50% de Valinhos, a ETA II trata a água que é captada no Rio Atibaia e chega para 60 mil habitantes.

AGENDE SUA VISITA
O espaço para conhecer como é feito o tratamento de água do DAEV está aberto a todas as escolas de VALINHOS. A unidade de ensino que estiver interessada precisa agendar a visita pelo telefone (19) 2122-4463.

468 ad