VALINHOS: DAEV reduz custos e amplia metas
O Departamento de Águas e Esgotos de VALINHOS (DAEV) -concluirá até setembro a rede coletora de esgotos do bairro Country Club. As obras beneficiarão mais de 1.000 famílias residentes nos loteamentos Chácaras São Bento, Residencial San Fernando e Sítios Água Comprida, que terão até o fim do ano, 100% do esgoto coletado tratado.
Hoje, cerca de 900 imóveis podem ser interligados à rede que já está operando.
“São números que elevam VALINHOS a índices de Primeiro Mundo, alcançados pela atual Administração que adota posturas e iniciativas de empresa privada no DAEV, em busca de eficiência na solução de problemas como esse, que se arrastava desde de 2012. Mas, o mais importante é que o novo coletor de esgotos do Country Club levará mais saúde aos moradores do local e a protegerá os mananciais e nascentes da bacia Dois Córregos/Ponte Alta” afirma o presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.
Até agora, a economia obtida na gestão da obra, orçada inicialmente em mais de 3 milhões de reais, gerou um saldo de aproximadamente 130 mil reais que permitirá ao DAEV a liberação, junto à Caixa Econômica Federal, de novos recursos para a construção de uma galeria de águas pluviais na Rua Romão Trigo, também no Country Club.
ÁGUA PARA O JOAPIRANGA.
Em visita às obras, o prefeito Orestes Previtale afirmou que “O DAEV e a Prefeitura também realizarão as melhorias necessárias para o abastecimento de água da região, ainda no primeiro semestre do próximo ano. Apesar da grave situação econômica de VALINHOS, a política financeira realista implantada pela Administração Municipal, possibilitará a obtenção dos recursos necessários para mais esta obra. O que marca esse novo momento na vida de nossa cidade é a implantação de uma proposta de governo voltada, acima de tudo, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.” De acordo com o presidente do DAEV, “a solução técnica para o problema do abastecimento da região está prevista no Plano Diretor, através da instalação de uma estação elevatória próxima ao cemitério São João Batista, que enviará a água tratada na ETA II, ao Country Club, Vale Verde e Joapiranga, com a complementação da segunda adutora de água bruta do Rio Atibaia e na construção de mais uma adutora de água tratada, ligando a João Bissoto Filho até a casa de bombas projetada. A lista inclui ainda a linha de recalque da futura estação elevatória até o reservatório do Country Club, já construída.”
“A viabilização desses projetos, de suma importância para a saúde de nossa gente, necessitava apenas da decisão política em executá-los. É o que estamos fazendo.”