VALINHOS: Dia da Consciência Negra

Dentre as comemorações do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e aniversário de morte de Zumbi dos Palmares (foto), os vereadores de VALINHOS aprovaram, na sessão de terça-feira, 11, requerimento apresentado pelo vereador Rodrigo Fagnani ‘Popó’ (PSDB), sugerindo a realização durante a próxima sessão ordinária, no dia 18, de palestra sobre a Consciência Negra ministrada por Gisele Bevilacqua, que vai fazer uma exposição sobre o processo de conquista de direitos e igualdade de oportunidades para a população negra no País.
No restante da cidade, as comemorações começam no dia 17, com Café Cultural na Biblioteca Municipal, a partir das 19h30, com exposição de artes sobre a Consciência Negra, além de apresentações de capoeira do Centro Cultural, musicais em homenagem aos 100 anos de Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues.
No dia 18, acontece a exibição do curta metragem ‘Maré Capoeira’, das 13 às 14 horas, na EMEB do Macuco. A atividade será coordenada pelo monitor de Capoeira do Centro Cultural, Ronaldo Lopes Ferreira.
O projeto ‘Fazendo versos, cantando histórias’, que levará o tema ‘A capoeira de VALINHOS: perspectivas dos professores e mestres da cidade’, será lançado no dia seguinte, 19, às 21h30, no Centro Cultural. Nesse mesmo dia, das 9 às 11 horas, também sob a coordenação da monitoria de capoeira, será exibido o curta metragem ‘Hungu’ (classificação livre), com debate na sequência. O filme conta a história da introdução do berimbau nas tradições da capoeira. Na oportunidade será trabalhada a musicalidade da capoeira.
Na quarta-feira, 20, ‘Dia da Consciência Negra’, a programação principal acontece na Praça Zumbi dos Palmares, no Bom Retiro. Haverá shows de samba e música africana, além de brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e sorteio de brindes para a garotada.
A programação segue durante a semana. Dia 21 das 8h30 às 10 horas, com jogos e brincadeiras de matriz africana, sob a coordenação da monitoria de capoeira no Espaço Cultural do bairro Capuava, onde é promovido o projeto Catavento Cultural. O Espaço fica na Rodovia Flávio de Carvalho, 1.996.
No dia seguinte (22), das 9 às 14 horas, haverá visitação ao Quilombo Brotas em ITATIBA. No local serão servidos café da manhã e almoço e os participantes poderão fazer trilha ecológica, rodas de capoeira e assistir a filmes sobre o tema. Informações sobre transporte e valor podem ser obtidas pelo telefone 3871-3646 (com o professor Ronaldo).
Para encerrar, no dia 23, das 9 às 11h30, dentro do projeto de educação socioambiental ‘Capoeira Plantando Futuro’, aplicado pelos alunos de capoeira do Centro Cultural, está programado o plantio simbólico de espécie nativa no canteiro central da Avenida Joaquim Alves Corrêa (em frente do Centro Cultural).

 

Comemoração inclui apresentação de capoeira

Comemoração inclui apresentação de capoeira

468 ad