VALINHOS: Dois tipos de insulinas deixarão de ser disponibilizadas na Rede Municipal

A Prefeitura de VALINHOS emitiu nota informando à população sobre o corte de dois tipos de insulina, antes disponíveis na rede municipal. Os medicamentos que deixaram de ser fornecidos são as insulinas Glargina (Lantus) e Asparte (Novorapid). O motivo do corte, segundo a PMV, foi a crise financeira que afeta VALINHOS. Ainda segundo o comunicado, a Lantus e a Novorapid estão fora da lista de medicamentos determinados pelo Ministério da Saúde, segundo a Portaria Nº2.583/2007.

É POSSÍVEL RECORRER AO ESTADO

A Prefeitura orientou os pacientes que fazem uso contínuo destes medicamentos a consultarem seus médicos e discutirem sua substituição por outros que fazem parte da cesta de remédios disponíveis na rede pública municipal. Os que, comprovadamente, não conseguem manter a glicemia em valores adequados com o uso de insulinas regulares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são orientados a requerer os mesmos à Secretaria de Estado da Saúde, que fornecerá os medicamentos. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, a Lantus e a Novorapid, os dois tipos de insulina que foram cortados, podem ser substituídos pelas que continuarão disponíveis na Rede Pública.

CORTE POR CAUSA DA CRISE
O município conseguiu fornecer esse benefício por alguns anos, mas atualmente não consegue mais devido à crise financeira”, afirmou o secretário da Pasta, Nilton Sergio Tordin, acrescentando que praticamente nenhum município da Região Metropolitana de Campinas fornece insulinas especiais, com exceção de mandados judiciais.
O fornecimento da Glargina (Lantus) e Asparte (Novorapid) era efetuado no Centro de Especialidades de VALINHOS (CEV) onde os pacientes interessados podem se dirigir para receber orientações gerais para requisição do medicamento junto à Secretaria Estadual de Saúde. As insulinas padronizadas estão disponíveis em todas as farmácias das Unidades Básicas de Saúde

468 ad