VALINHOS: Dois tipos de insulinas deixarão de ser disponibilizadas na Rede Municipal
A Prefeitura de VALINHOS emitiu nota informando à população sobre o corte de dois tipos de insulina, antes disponíveis na rede municipal. Os medicamentos que deixaram de ser fornecidos são as insulinas Glargina (Lantus) e Asparte (Novorapid). O motivo do corte, segundo a PMV, foi a crise financeira que afeta VALINHOS. Ainda segundo o comunicado, a Lantus e a Novorapid estão fora da lista de medicamentos determinados pelo Ministério da Saúde, segundo a Portaria Nº2.583/2007.
É POSSÍVEL RECORRER AO ESTADO
A Prefeitura orientou os pacientes que fazem uso contínuo destes medicamentos a consultarem seus médicos e discutirem sua substituição por outros que fazem parte da cesta de remédios disponíveis na rede pública municipal. Os que, comprovadamente, não conseguem manter a glicemia em valores adequados com o uso de insulinas regulares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são orientados a requerer os mesmos à Secretaria de Estado da Saúde, que fornecerá os medicamentos. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, a Lantus e a Novorapid, os dois tipos de insulina que foram cortados, podem ser substituídos pelas que continuarão disponíveis na Rede Pública.
CORTE POR CAUSA DA CRISE
“O município conseguiu fornecer esse benefício por alguns anos, mas atualmente não consegue mais devido à crise financeira”, afirmou o secretário da Pasta, Nilton Sergio Tordin, acrescentando que praticamente nenhum município da Região Metropolitana de Campinas fornece insulinas especiais, com exceção de mandados judiciais.
O fornecimento da Glargina (Lantus) e Asparte (Novorapid) era efetuado no Centro de Especialidades de VALINHOS (CEV) onde os pacientes interessados podem se dirigir para receber orientações gerais para requisição do medicamento junto à Secretaria Estadual de Saúde. As insulinas padronizadas estão disponíveis em todas as farmácias das Unidades Básicas de Saúde