VALINHOS escolhe suas 14 maravilhas

Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (11) a Associação de Preservação Histórica de VALINHOS (APHV) em parceria com a Secretaria de Cultura anunciou o resultado da votação que culminou na escolha das 14 Maravilhas de VALINHOS, sendo 7 Maravilhas Atuais e 7 Maravilhas Extintas.

A Matriz de São Sebastião conquistou o primeiro lugar na categoria Maravilhas existentes com 1303 votos e o antigo Armazém da Família Pozuto, que funcionava na esquina da Avenida 11 de Agosto com Avenida Independência. com 1126 votos, na categoria Maravilhas extintas.

A cerimônia comandada pelo jornalista Fernando D’Ávila também contou com a presença de representantes dos Clubes de Mães, Família Pozuto, Padre Dalmirio, representantes do Caping Macuco, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e dos vereadores André Amaral, Mauro Penido, Mayr, Franklin e Henrique Conti.

O processo de escolha, feito através de votação direta através da Internet, durou quatro meses e meio, 141 dias, começou no dia 28 de maio e terminou no dia 15 de outubro. De acordo a APHV, foram mais de 26 mil votos computados, demonstrando o interesse do valinhense em torno do tema. As maravilhas extintas somaram 9.944 votos e as maravilhas existentes, 16.366 votos.

O Projeto As 14 Maravilhas de VALINHOS foi coordenado pela Associação de Preservação Histórica de VALINHOS (APHV) em parceria com a Secretaria de Cultura e os Departamentos de Comunicação e Informática da Prefeitura.

No começo do projeto, uma comissão formada por historiadores, professores e jornalistas ficou responsável por apontar as candidatas às Maravilhas de VALINHOS. Foram definidos 91 patrimônios, dos quais 62 existentes e 29 extintos para votação. A seleção teve como critérios, entre outros, elementos materiais e naturais, com relevância histórica, arquitetônica, cultural, social e de lazer.

Na lista figuram prédios históricos famosos como a Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, a Matriz de São Sebastião, o complexo Ferroviário (Museu Municipal), a antiga Fonte Sônia, a Praça Washington Luís e o prédio da Antiga Câmara Municipal (Primeira Prefeitura).

Entre as maravilhas extintas, foram destacadas o Primeiro Grupo Escolar (Rua Sete de Setembro), a Primitiva Capela de Santa Cruz, o Coreto do Largo São Sebastião, cinemas antigos de VALINHOS, Estádio Clube Atlético Valinhense e Primitiva Matriz São Sebastião.

AS 7 MARAVILHAS EXISTENTES

1º LUGAR – 1303 VOTOS – Matriz São Sebastião (Foto: Leitora Alinny Silva)
7º LUGAR – 590 VOTOS – Centro de Lazer do Trabalhador ‘Ayrton Senna da Silva’

AS 7 MARAVILHAS EXTINTAS

6º LUGAR – 486 VOTOS – Capela de Santa Cruz 
7º LUGAR – 486 VOTOS – Antigo Coreto do Largo São Sebastião 

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad