VALINHOS: Esporte vai muito além do futebol
VALINHOS tem sido destaque na região devido às várias modalidades de esporte praticadas na cidade de maneira profissional, com times que conseguiram alcançar os holofotes de todo o país.
O início
Tudo começou com o time de vôlei do Country Club da cidade, o, agora, Renata VALINHOS/Country. O que mais chama a atenção é que o time faz parte de um projeto para desenvolver a prática da modalidade na cidade. Existem categorias de base, como o sub-14, sub-15 e sub-17. E quando uma jogadora dessas categorias se destaca, ela pode conseguir chegar ao time profissional.
Todo esse trabalho teve início em 2014, quando a Prefeitura e várias empresas da cidade apoiaram e patrocinaram o projeto de vôlei feminino. Na época, André Rosendo, técnico da equipe e idealizador do projeto, afirmou que não seria possível trazer nomes de peso, porque eram muito caros e que, portanto, focaria seus treinamentos na parte técnica, física e coordenação motora, com objetivo de alcançar as grandes equipes.
O Renata VALINHOS/Country conseguiu o acesso à Superliga A, elite do voleibol brasileiro, em 2015, mas os resultados não foram muito promissores. Ainda assim, o time insiste em treinamentos e continua se preparando para cada jogo, acreditando no resultado futuro do esforço despendido hoje. Seus jogos lotam o ginásio valinhense e os munícipes já pegaram gosto pelo esporte. Os bons resultados virão com o tempo.
Basquete chega para ficar
A equipe masculina de basquete sub-19 de VALINHOS é mais uma modalidade que parece ter chegado para ficar. A equipe será formada, a exemplo do time de vôlei, com atletas da própria cidade.
A estreia do time aconteceu na sexta-feira, 4, no Ginásio do Country Club. É a primeira vez na história desse esporte que o município disputa uma competição da Federação Paulista. Segundo o técnico do time valinhense, Zezé Romantini, a equipe é composta por jogadores da equipe de base da Secretaria de Esportes e Lazer, 50%, e outros 50% vêm de fora, trazendo experiência ao grupo.
Futebol feminino
Outra grande novidade são as quatro atletas da equipe de futebol feminino ‘Guarani VALINHOS’ que foram convocadas para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sub-17, que estreou na quarta-feira, 2, no Campeonato Sul-Americano contra a equipe do Uruguai. As representantes valinhenses são Rayane, Isa Dani, Camila e Nicoly. O Sul-Americano vale vaga para a Copa do Mundo.
Apoio da Prefeitura
A Prefeitura de VALINHOS comentou sobre como auxilia as modalidades que atuam na cidade. “Ao vôlei, oferecemos toda a infraestrutura de nosso ginásio para treinos e mandos de jogos, custeamos as taxas federativas, arbitragem, alimentação e hospedagem em dias de jogos. Ao basquete oferecemos toda a comissão técnica, taxas federativas, transporte terrestre e alimentação em dias de jogos e infraestrutura do ginásio para treinos e jogos. E ao futebol feminino, bancamos toda a comissão técnica, transporte terrestre e alimentação nos dias de jogos e infraestrutura de nossos campos de futebol para treinos e jogos.”
Para finalizar, a Prefeitura destaca outras atividades esportivas oferecidas para a população. “A Secretaria de Esportes e Lazer, fiel à filosofia desta Administração, de diversificar e democratizar o esporte, oferece escolas de iniciação esportiva gratuita à população valinhense em 19 modalidades (masculino e feminino): alongamento; atletismo; basquete, futebol de campo; futsal; ginástica artística; ginástica localizada; judô; handebol; hidroginástica; karatê; luta de braço; natação; taekwondo; tênis; tênis de mesa; vôlei; vôlei adaptado e zumba”, informa.