VALINHOS: Estudante valinhense ganha prêmio de Ciência

A valinhense Verônica Carmacio Chaves, de 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual ‘Adoniran Barbosa’, ganhou o Prêmio ‘Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica’ que tem a finalidade de incentivar estudantes a desenvolverem projetos científicos. O evento é organizado pela Universidade Federal do Paraná e teve a orientação das professoras Mariana Ritter e Michele Quirino. Ela participou pela primeira vez da Feira de Ciências e Tecnologia FECITEC (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina), e apresentou o projeto de extensão ‘Retardantes de Queimadas em Biomas Brasileiros’, que é um produto para apagar incêndios rapidamente e amenizar os danos na mata.

A estudante falou sobre a importância de combater as queimadas. “Além de perder microrganismos, vai deixar de ter saúde melhor, afeta as árvores e meio ambiente, precisamos comentar sobre isso. A gente tem que fazer ciência para melhorar o mundo. O projeto foi pensado pelo aumento de incêndios, que tem se tornado frequentes em biomas brasileiros. Ao todo, o Brasil registrou 66,9 mil focos em 2019, segundo a medição do Programa Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e o número de focos de queimadas aumentou 70% de 2018 até o mês de agosto de 2020”, explicou

A valinhense também contou como conheceu as orientadoras que a apoiaram no projeto. “A professora da escola me auxiliou para procurar um congresso. Conheci minha primeira orientadora, Mariana. Depois tive acesso a outra orientadora, Michele. Trocamos conhecimentos e me ajudaram a entrar na feira”.

Verônica revelou que pensa em seguir na área da astronomia, geofísica ou algo relacionado ao meio ambiente, e que a conquista serviu para incentivar ainda mais a carreira na ciência.

FECITEC
A FECITEC, feira que a aluna de VALINHOS participou, é um evento que busca incentivar a produção científica nas escolas através da apresentação de projetos e experimentos. O projeto é financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

(Fontes:CidadeOn/FolhadeValinhos/Da Redação #FOLHANOTICIAS)

468 ad