VALINHOS: Evento reitera importância do Dia da Pessoa com Deficiência

val_dia-deficiencia_cred-reproducaoCom cerca de 10% de sua população possuidora de algum tipo de deficiência, VALINHOS promove evento em torno do dia 3 de dezembro, ‘Dia Internacional da Pessoa com Deficiência’. O evento que é aberto ao público será realizado no dia 2, sábado, a partir das 14h, na Casa dos Conselhos. O evento é uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

RODA DE CONVERSA
Os preparativos para o evento foram definidos na última reunião do órgão, ocorrida segunda-feira, 21, levando em consideração a necessidade de redução de custos. O evento contará com a abertura feita pela presidente do CMDPD, Lisandra Alves de Souza, uma roda de conversa com o vereador Rodrigo Fagnani ‘Popó’ (PSDB) e representantes das entidades Apae e Acesa.

“É importante esta comemoração, uma vez que visa sensibilizar a população sobre o assunto, enfatizando a necessidade do respeito e da abertura de espaço na sociedade à pessoa com deficiência que deve ser inserida em todos os contextos sociais, tais como escola, mercado de trabalho e outros.”, comenta a presidente do CMDPD.

PRECONCEITO
Quanto à estimativa de que existem 10% de deficientes em VALINHOS, o CMDPD avalia que o número pode estar abaixo da realidade porque muitas pessoas ainda temem o preconceito, que é real. Lisandra Alves acredita que é necessário levar o indivíduo ao convívio social, mas dando condições. “O município até que contribui muito, dando acessibilidade, escolas adaptadas, mas há ainda muita luta para ser vencida”, opina.

REFLEXÃO
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. A partir de então, no dia 3 de dezembro é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.

POSSE
O CMDPD deu posse na segunda-feira, dia 21, à entidade Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia (Cohcric), que preencheu a vaga existente no órgão. A eleição foi feita no dia 8, em função da desistência da entidade Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang.

A Casa do Conselho fica na Rua 31 de Março, s/nº, Praça Anny Carolyne Bracalente, Vila Boa Esperança – VALINHOS.

468 ad