VALINHOS: Ex-prefeito pode defender suas contas até o dia 15
Havia quem achasse impossível, mas finalmente a fila de projetos, requerimentos e moções foi zerada pela Câmara de VALINHOS na sessão de terça-feira, 1º. Além da série de leis que passaram pelo crivo dos vereadores, outra importante decisão que chamou a atenção foi a data estipulada para que o ex-prefeito Marcos José da Silva mande explicações, ou compareça à Casa de Leis, para se defender com relação à reprovação das contas de seu governo.
Até dia 15
A data para apresentação de defesa pela reprovação das contas do Governo de Marcos José da Silva ficou estipulada pela maioria dos vereadores como sendo no próximo dia 15, última sessão da Câmara no ano.
Essa decisão ocorreu após longa deliberação sobre qual seria a data mais justa para que o ex-prefeito apresentasse sua defesa aos vereadores, uma vez que a Comissão de Finanças da Câmara seguiu a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).
Durante a sessão de terça-feira, 1º, porém, essa data gerou discussão entre os edis, e foi necessário que o presidente Rodrigo Toloi (PDT) interrompesse a sessão e convocasse os membros da Casa para uma reunião. Na volta do pequeno intervalo, ficou estipulado que o dia 15 de dezembro seria ‘a data’.
Em conversas de corredor, alguns afirmaram que a decisão pode abrir espaço para que o ex-prefeito entre com recurso pedindo mais tempo para explicações, uma vez que ainda precisa ser notificado, e após isso não terá nem 15 dias para montar sua defesa.
Aprovações
O resultado da última sessão da Câmara foi a aprovação de 10 projetos de lei, 20 moções, além de requerimentos com pedido de informações à Prefeitura. Com a grande quantidade de itens discutidos, a sessão se encerrou às 23h15.
Entre os projetos de lei aprovados, o do vereador Giba (PDT) que obriga a Prefeitura a divulgar mensalmente, na internet, os casos de dengue registrados por região da cidade. O objetivo, segundo ele, é dar transparência na divulgação dos dados, orientar a população e profissionais de saúde que atuam no município, e contribuir para a elaboração de políticas públicas.
Também foi aprovado projeto do vereador Paulo Montero (PSDB) que obriga as agências bancárias instaladas em Valinhos a oferecer pelo menos um caixa rápido para os clientes que desejam realizar no máximo duas operações financeiras. A intenção é diminuir as reclamações de moradores da cidade sobre a demora no atendimento. Outro projeto de autoria do vereador Paulo Montero que foi aprovado é o que declara a Associação Amigos da Orquestra de Violas Cultura Caipira de VALINHOS como entidade de utilidade pública. Integrantes da associação acompanharam a votação do texto em plenário.
César Rocha na Rede
Durante a sessão, o vereador César Rocha comunicou sua desfiliação do Partido Verde, pelo qual foi eleito, e sua filiação à Rede Sustentabilidade, partido recém-criado. “Me orgulho das conquistas alcançadas, como a proibição da realização de rodeios na cidade, a proibição do método da gavagem em aves para produção de foie gras, entre outras”, elencou. “Continuarei honrando os compromissos que me trouxeram até aqui. Continuarei apoiando e ajudando os demais vereadores que também comungam dos bons princípios em busca do melhor caminho para nossa cidade”, finalizou o vereador.