VALINHOS: Festival de Artes tem vasta programação

A Prefeitura de VALINHOS abriu ontem, o Festival de Artes do Centro Cultural Vicente Musselli, vinculado à Secretaria da Cultura, com uma exposição de pintura em tela, no Espaço Multiuso Flávio de Carvalho.

Com o tema Modernismo Brasileiro, a mostra apresenta releituras de obras como Marinhas de Di Cavalcanti, O Mamoeiro de Tarsila do Amaral, O Pescador de Vera Beraquet e A Bailarina de Antonio Gomide. As telas e painéis foram produzidos por 33 alunos da monitora Maria Helena Dias Paes de Lima com idade a partir de 14 anos. A exposição traz um retrato do modernismo brasileiro iniciado em 1917 com Anita Malfatti a partir de influências do movimento europeu, mas com características do país, sua paisagem e povo. Segundo a monitora, para os alunos foi um aprendizado interessante fazer essas releituras, nas quais tiveram a permissão de alterar alguns detalhes, para adaptar a obra a seus valores. “Muitos se identificaram tanto com os artistas que acabaram fazendo cópias fiéis”, contou.

A mostra pode ser visitada até 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. O Espaço Multiuso Flávio de Carvalho fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 4.033, no bairro Santo Antônio.

PROGRAMAÇÃO:

O espetáculo Alice abre as encenações teatrais neste sábado (21). O segmento teatral tem ainda Aquarius no domingo (22), Rei Leão (dia 24), Mulher (monólogo) e Invertidos (25) e Rei Leão (27). As apresentações são sempre às 19h30 no teatro multiuso da Câmara Municipal (Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz).

Para o dia 28 estão programados: Pinóquio (19h), O Mágico de Oz (19h30) e Sonho de Uma Noite de Verão (20h30). No dia 29 tem Pinóquio (10h30), O Mágico de Oz (11h), A Arca de Noé (16h), Romão e Julinha (17h), O Gato de Botas (18h), Pinóquio (19h) e O Mágico de Oz (19h30). Todas as encenações ocorrem no mesmo espaço.

O Festival de Artes prossegue até 17 de dezembro, incluindo ainda música, dança e artes plásticas. A programação ocorre em vários espaços da cidade e marca o encerramento do ano letivo dos 3,2 mil alunos da unidade.

A secretária da Cultura, Ângela Giardelli, convida o público a participar do festival. “É um momento de grande expectativa para os alunos e monitores, depois de um ano de trabalho intenso, e uma oportunidade para a população ver a arte em suas diversas modalidades”, concluiu.

468 ad