VALINHOS: Fumaça que ‘brota’ do chão preocupa moradores
Moradores do Parque Portugal, em VALINHOS, estão preocupados com uma estranha fumaça que está saindo das rachaduras de um terreno no bairro. O local é vizinho de uma creche e de uma escola. A maior preocupação dos moradores é que o vapor que sobe do chão tem cheiro de produtos químicos.
A área já foi usada como local de descarte da empresa Rigesa, e ainda pertence à fábrica. Após várias denúncias de quem mora próximo ao terreno, técnicos da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) estiveram no bairro para realizar uma inspeção.
Vizinhos afirmam que tudo piorou depois de um incêndio na área. Desde então, a fumaça tem causado falta de ar e dor de cabeça. Alguns deles acreditam que a fumaça seja de lodo de celulose, que pode ter sido descartado incorretamente na área. Entre os principais sintomas de quem entra em contato com a fumaça estão ânsia de vômito, dor de cabeça e falta de apetite.
RECUPERAÇÃO DA ÁREA
A empresa Rigesa, depois de ser obrigada pela Cetesb, começou com trabalho de recuperação ambiental. Esse processo durou 11 anos, de 1999 até 2010, quando o espaço foi considerado recuperado pela entidade.
Na última semana, quando os técnicos visitaram o local, foram recolhidas diversas amostras de solo para que fossem analisadas. Moradores da região disseram ter visto caminhões de água da empresa entrando no terreno despejando o líquido nas rachaduras de onde sai a fumaça. Não há previsão para a conclusão do laudo.