VALINHOS: Grandes nomes da cirurgia bariátrica estão no município
O Grupo de Cirurgia Bariátrica de VALINHOS realiza, neste fim de semana, o ‘7º Curso de Cirurgia Bariátrica de VALINHOS‘, no Hotel Plaza VALINHOS. O objetivo é promover aos profissionais da área uma atualização sobre o Tratamento da Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Endoscopia Bariátrica. Grandes nomes nacionais do tratamento cirúrgico e endoscópico para obesidade estarão presentes no evento, entre eles, o endoscopista Manoel Galvão Neto, que desenvolveu a técnica de Endosutura Gástrica (redução do estômago por endoscopia) e a está ensinando no mundo inteiro.
A programação prevê uma abordagem completa sobre as técnicas e tratamentos mais atuais disponíveis hoje na medicina. Além de cirurgiões, o curso conta também com médicos endoscopistas, endocrinologistas, anestesiologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos. “Selecionamos profissionais com muita experiência e que, de fato, vão agregar conhecimento a todos os participantes. Esta é uma área em constante movimento, com muitas novidades, e precisamos ficar atentos a essas mudanças para poder oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes”, explica o organizador do evento, Admar Concon Filho.
No primeiro dia do curso, serão discutidos aspectos gerais da obesidade, que vão desde o tratamento clínico até o cirúrgico, passando pelo acompanhamento multidisciplinar pré, intra e pós-operatório. A programação deste dia será encerrada com uma palestra do médico cirurgião Marçal Rossi, presidente do Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
No segundo dia, serão discutidos novos tipos de tratamento para a obesidade, como a Endosutura Gástrica, que será abordada por Galvão e pelo endoscopista Eduardo Grecco, da Faculdade de Medicina do ABC. Outros grandes nomes também vão abordar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica. “Um dos grandes desafios das equipes que fazem cirurgias bariátricas é conscientizar o paciente de que ele precisa mudar seus hábitos para manter os resultados. Quando isso não ocorre, é muito comum que ele volte a ganhar peso. Por isso, colocamos isso na pauta. Há vários tratamentos que podem ajudar este paciente, como a Endosutura Gástrica e o Plasma de Argônio, além, é claro, do acompanhamento da equipe multidisciplinar”, diz Concon.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2016, foram realizadas 100 mil cirurgias bariátricas no País, um aumento de 163%, se comparado a 2008, quando foram feitas 38 mil. Apesar do alto número, estima-se que apenas 2% dos obesos com indicação cirúrgica chegam a ser operados. “A cirurgia bariátrica deve ser o último recurso para o obeso, mas indiscutivelmente, ela traz resultados concretos e mais qualidade de vida. Se a pessoa for acompanhada por uma equipe e seguir as orientações, certamente terá uma nova vida pela frente”, comenta Concon.