VALINHOS: Mais de 150 pessoas se inscreveram no ‘Programa Trabalho e Capacitação’

VAL_Programa trabalho_cred PMVal

Mais de 150 pessoas retiraram a ficha para se inscrever para participar do programa municipal ‘Trabalho e Capacitação’ de Valinhos, que oferece 100 vagas remuneradas de trabalho e capacitação por até nove meses aos desempregados da cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marco Aurélio Padilha Júnior, a procura sinaliza que o programa já é um sucesso. “Montamos uma comissão para avaliar, por meio de critérios sociais, quem são as pessoas que mais precisam dessa oportunidade. Pretendemos, com esta iniciativa, colaborar com aqueles que estão fora do mercado, querem trabalhar e ou aprender uma profissão. Para receber o auxílio eles terão de trabalhar e se capacitar”, explicou.

Agora serão analisadas as inscrições para selecionar as 100 primeiras pessoas que participarão do programa. Serão usados critérios sociais: renda familiar, tempo de desemprego e moradia no município, quantidade de filhos, entre outros.

O programa pretende oferecer oportunidade de trabalho e o aprendizado de uma profissão, além de combater o desemprego. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 500, cesta básica, capacitação ocupacional e seguro de acidentes pessoais, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os beneficiários participarão de atividades de capacitação e desenvolverão suas atividades práticas junto à administração.

A concessão será por um período de seis meses, podendo ser prorrogado pelo período de até três meses. As atividades serão desenvolvidas junto aos órgãos da administração nas áreas de limpeza pública, conservação de áreas verdes e praças, manutenção dos próprios públicos e limpeza e manutenção nas vias públicas.

468 ad