VALINHOS: ‘Operação Baixas Temperaturas’ promove laborterapia com pessoas em situação de rua

A ‘Operação Baixas Temperaturas’, promovida pela Matriz de São Sebastião e apoiada pela Prefeitura de VALINHOS, realiza diariamente atividades de laborterapia com abrigados na antiga escola municipal desativada do Joapiranga. Os 19 usuários, em sua maioria homens, são responsáveis pela limpeza do local, pela capinação, pelo cultivo da horta e outras ações.

As ações de laborterapia são uma forma de integração das pessoas em situação de rua, que estão no abrigo, à vida social. “Serve também para que não fiquem ociosos no espaço. Passam o tempo mexendo na terra, cultivando a horta, cuidando do abrigo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de VALINHOS, Dulce Maria de Paula Souza. A secretária ressalta a importância da participação da comunidade do entorno. “Foram sensibilizados com o projeto. Houve uma grande receptividade e interação”, descreve, lembrando que inclusive já foi promovida a Noite da Pizza no Joapiranga. O trabalho desenvolvido no espaço conta com a ajuda de uma educadora, que faz parte do apoio dado pela Prefeitura. “Também já houve a visita e avaliação de um médico sobre a saúde dos abrigados”, completa.

A AÇÃO
A Operação Baixas Temperaturas se estenderá até setembro e visa evitar o risco de morte para pessoas em situação de rua, em função de exposição prolongada ao frio.
O abrigo é gratuito, com cama, cobertor, comida e banho quente. Participam da ação o Fundo Social de Solidariedade, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação, o Instituto Vida Renovada, Missão Belém, além da Igreja Católica, tendo como responsável o padre Dalmírio do Amaral, pároco da Paróquia de São Sebastião de VALINHOS, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

468 ad