VALINHOS: Palestra sobre câncer na próstata mexe com público e vereadores na Câmara
O vereador Henrique Conti (PV) propôs e o vereador e presidente Lorival Messias (PROS) de imediato aprovou a realização da palestra sobre o câncer de próstata que foi realizada na sessão de terça-feira, 11, na Câmara Municipal de VALINHOS pelo médico urologista da rede pública da cidade, André Meirelles, dentro da programação de atividades do mês ‘Novembro Azul’, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce deste tipo de tumor, o que mais atinge os homens, só perdendo para o câncer de pele.
NOVEMBRO AZUL
O médico André Meirelles sensibilizou a todos os presentes com informações preciosas sobre o câncer de próstata e confirmou a importância do Novembro Azul para alertar a população para a necessidade do diagnóstico precoce da doença, sendo que o principal método, e o mais eficiente, é o exame de toque, que ainda, infelizmente, encontra forte resistência por parte dos homens que se recusam a realizar o exame que consta da simples introdução do dedo indicador no ânus do paciente para verificar como anda a consistência da próstata, que por se encontrar em um local de difícil acesso, só pode ser verificada com esse exame que é rápido e sem dor, mas precioso para salvar vidas humanas.
REMÉDIOS GRATUITOS
Também do vereador Henrique Conti, a Câmara aprovou projeto de lei que prevê a divulgação na internet de todos os remédios distribuídos gratuitamente na rede pública de VALINHOS. De acordo com o texto, a lista com os medicamentos deverá ser divulgada na página oficial da Prefeitura.
O vereador Conti teve outro projeto aprovado. Trata-se do que prevê a divulgação em sites públicos dos direitos da pessoa com câncer, como aposentadoria por invalidez, auxílio doença e isenção de impostos.
REMÉDIOS VENCIDOS
Também de olho na saúde, o vereador Paulo Montero (Solidariedade) apresentou um projeto de lei que prevê a instalação de urnas para coleta de remédios vencidos e também de embalagens nas farmácias de VALINHOS. Segundo o vereador, as urnas vão auxiliar os consumidores a fazer o descarte correto dos medicamentos. Montero alertou para o fato de que os remédios não podem ser jogados no lixo comum, já que causam danos ao meio ambiente.
CATARATA E GLAUCOMA
O médico e vereador Orestes Previtale (Solidariedade) apresentou projeto de lei que cria a “Semana de prevenção e esclarecimento à cegueira por catarata e glaucoma”. O objetivo é universalizar as campanhas de prevenção, que já são previstas em leis municipais e também em lei federal. Caso o projeto seja aprovado, as atividades ocorrerão sempre na semana do dia 26 de maio.
HORÁRIO BANCÁRIO
Aprovada por unanimidade a moção do vereador Dinho (PCdoB) pedindo à União que amplie o horário de funcionamento dos bancos em VALINHOS. A sugestão é que o atendimento ao público seja oferecido das 10h às 16h, como na cidade de Campinas e em várias outras cidades do estado. Hoje, as agências de VALINHOS ficam abertas das 11h às 16h.
BELEZA NEGRA
O vereador Dinho (PCdoB) conseguiu aprovar dois projetos na sessão. Um deles cria a ‘Semana da Beleza’, que o vereador vai transformar em ‘Semana da Beleza Negra’, para valorizar a cultura e a população negra do município. O projeto prevê a realização de workshops, videoconferências, desfiles e outros eventos relacionados à área da beleza negra e da beleza em geral. As atividades devem ocorrer sempre no mês de junho, mas poderão acontecer no mês de novembro, dentro das atividades da Semana da Consciência Negra na cidade.
INTERLIGAÇÃO VINHEDO-VALINHOS
Um projeto que interessa ser implantado de forma urgente por beneficiar as populações dos municípios é a interligação entre as avenidas Joaquim Alves Correia (VALINHOS) e a Independência (VINHEDO), foi colocado em pauta pelo vereador Kiko Beloni (PSDB). O vereador quer saber em que estágio se encontra o projeto. Kiko lembrou que durante visita uma visita à Câmara, em maio, o secretário de transportes, José Almeida Sobrinho, afirmou aos vereadores que o projeto estava na Secretaria de Planejamento que, segundo ele, mantém contato permanente com o Governo do Estado para viabilizar as obras, mas até o momento não sinalizou para alguma ação efetiva para a realização do projeto.