VALINHOS: Pedro Damiano (PR) elogia o prefeito e assume que trabalha na Unimed

Pedro Damiano__Cred. Gegeu Maia

Depois de ter feito inúmeros ataques e críticas ao prefeito Clayton Machado por ocasião das mudanças no Plano de Saúde dos servidores municipais, que saiu das mãos da Unimed passando a ser gerido pelo Grupo Bom Samaritano, o vereador e médico Pedro Damiano, na sessão de terça-feira, 12, fez questão e apresentar três Moções de sua autoria desta vez elogiando o prefeito de VALINHOS.

Questionado pela reportagem da FOLHA NOTÍCIAS se o fato de ser empregado há mais de dez anos da Unimed não teria influenciado o vereador a fazer ataques e críticas ao prefeito quanto ao edital do certame que escolheu o novo Plano de Saúde dos trabalhadores municipais, Pedro Damiano disse que além de trabalhar 12 anos na Unimed ele tem 40 anos de trabalho como médico concursado, portanto estava se posicionando a favor dos seus colegas servidores públicos e, como tinha dito na sessão passada para todos ouvirem, não falava em nome da Unimed, haja vista ser um funcionário do terceiro escalão e que não era porta-voz da empresa.

IMBECILIDADE

“Acho uma imbecilidade julgar que meu trabalho na Unimed possa influenciar o meu comportamento em favor da população de VALINHOS. Não posso evitar o julgamento das pessoas. Todos sabem que trabalho na empresa, quem não sabe disso e me julga, ou mesmo quem sabe, considero um imbecil”, dispara.

Ao discutir as moções, o Dr. Pedro afirmou que faz cobranças a críticas à Prefeitura, e também elogios quando necessário. Dessa vez, ele disse que ocupava a tribuna para elogiar. “Por que não elogiar uma solicitação que foi rapidamente atendida?”, referindo-se à instalação de cobertura na UPA. “Sempre que o prefeito atende uma solicitação, ele não está atendendo ao vereador, mas à população”, acredita.

APLAUSOS AO ALCAIDE

Não foi só Pedro Damiano quem rasgou elogios ao prefeito Clayton Machado. Aproveitando a deixa, vários vereadores elogiaram ações implementadas pela Prefeitura recentemente e que são antigas reivindicações, tanto dos parlamentares quanto da população. A instalação de cobertura e ponto de ônibus em frente à UPA 24h, o recapeamento de ruas no Jardim Alto da Boa Vista e o início das obras da Unidade de Saúde do Parque Portugal foram temas das moções de aplausos apresentadas pelo vereador dr. Pedro Damiano (PR).

UPA, UPA!

Também a UPA foi alvo de elogios com relação à qualidade de atendimento. O vereador Paulo Montero (Solidariedade) disse que a família dele precisou buscar atendimento na unidade e ficou satisfeita. “Eu mesmo estive lá e vi que o atendimento foi exemplar. O sistema que está sendo montado na UPA me agradou muito”, comemora.

No mesmo tom, o também médico e vereador Moysés Abujadi (PSD) avaliou que a UPA mudou o perfil de atendimento na cidade. Já com relação à construção da UBS no Parque Portugal, ele disse que é uma necessidade do bairro, porque a região não estava coberta por serviços de saúde. A mesma opinião foi compartilhada pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB). Ele lembrou que, atualmente, os pacientes precisam se deslocar até a UBS do Jardim Paraíso. “Espero que agora a população possa usufruir de todos os benefícios que estão chegando por lá”, opina.

Edson Batista (PSDB) também seguiu o coro dos contentes. “Grande parte das pessoas que procuraram o meu gabinete está satisfeita com a saúde no município”, revela.

 JUSTIÇA DE SÃO PAULO REVOGA PARTE DE LIMINAR

A medida foi tomada pelo desembargador Ademir Benedito, do Tribunal de Justiça de São Paulo, depois de ter concedido ele mesmo a liminar no final do mês passado, impedindo a construção de moradias populares na região do Frutal, em VALINHOS. Com a decisão, a Prefeitura pode finalizar as contratações e aprovações que já foram iniciadas e dar prosseguimento ao projeto habitacional, sem a expedição de alvará para iniciar as obras.

MORADIAS POPULARES

A notícia agradou os vereadores, que há mais de 20 anos não veem entrega de casas populares na cidade. A Justiça embargou as obras depois de denúncia feita pela Associação Eco Vida Ambiental à Procuradoria de Justiça do Estado de São Paulo.

O desembargador reviu a liminar após analisar as explicações dadas pela Prefeitura no processo. Um dos argumentos utilizados pelo município foi que a aprovação das Leis Municipais 4.909/2013 e 4.910/2013 – que permitiram a mudança do Sítio Frutal para área urbana – teve que ser rápida para que VALINHOS não perdesse o prazo para conseguir o financiamento das moradias. O magistrado concordou com o argumento apresentado pela Prefeitura de que o tempo era curto em razão do calendário eleitoral. Ele também ressaltou que não houve prejuízo ao interesse público.

Para o presidente da Câmara, Lorival Messias (PROS), “ainda é preciso aguardar a decisão final da Justiça, mas a revogação de parte da liminar já é um ganho para a população. Vamos esperar e torcer para que a liminar seja revogada de vez”. Lorival também destacou que as moradias são o primeiro empreendimento da história de VALINHOS a ter aprovação do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico.

Para o vereador Dinho (PCdoB), o desembargador Ademir Benedito foi sensível à necessidade das mais de 900 famílias que sonham com a casa própria. “Vamos aguardar e ficar atentos para que agora tudo seja feito da melhor forma possível”, completou o vereador Israel Scupenaro (PMDB).

Edson Batista (PSDB) também usou a tribuna e disse que tem certeza de que os imóveis vão sair. “Nossa cidade merece. Essas moradias têm as mãos de Deus”, afirmou.

Outro assunto importante foi debatido pelos vereadores na sessão do dia 12. Trata-se do Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pela Fundação de Desenvolvimento da UNESP para melhorar o trânsito e o deslocamento em Valinhos. Segundo a Prefeitura, o plano deverá estar aprovado até abril de 2015. Por sugestão do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), vai encaminhar ofício à Secretaria de Transportes e Trânsito, convidando o secretário José Almeida Sobrinho para detalhar o plano aos vereadores. Mudanças nas linhas de ônibus, duplicação de rodovias, ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana.

PLANO DE MOBILIDADE

O vereador Henrique Conti (PV) afirmou que esteve na audiência pública promovida pela Prefeitura, no último dia 31 de julho, e ficou satisfeito com o que viu. “Deu para perceber que o plano é bom. Tanto é que só teve elogios”, disse. Em requerimento aprovado na sessão, o vereador questionou se as obras listadas no plano serão inseridas no Plano Plurianual. “O plano de alguma forma deve ficar registrado para que futuras obras viárias de Valinhos sigam o documento”, justificou.

Lorival ressaltou que a retomada do trem de passageiros para a região também vai solucionar problemas relacionados à mobilidade. Ele vai participar de audiência pública nesta quarta-feira, 13, em Americana, para discutir o assunto.

SAÚDE PREVENTIVA

Está em análise nas comissões permanentes da Câmara o projeto do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) que sugere a adoção de um programa de saúde preventiva nas escolas. A ideia é aproximar as áreas da saúde e da educação, visando conscientizar alunos, pais, professores e comunidade sobre doenças e modos de prevenção. O projeto ainda não tem data definida para ser votado.

De acordo com o vereador, a escola tem um papel importante no combate às doenças virais mais comuns nas crianças. “Tomar algumas medidas, como lavar brinquedos usados por todas as crianças e treinar funcionários, pode ter impacto na redução da transmissão de doenças”.

Caso o projeto seja aprovado, o programa de saúde preventiva elenca algumas ações que deverão ser seguidas pelas escolas, como a realização de palestras e o acompanhamento da carteira de vacinação dos alunos. O projeto também obriga as escolas a manter cadastro dos pais ou responsáveis pelos alunos para acioná-los em casos de urgência e emergência.

DOENTE ACAMADO

Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade) pediu informações sobre o atendimento prestado pela Prefeitura no programa ‘Doente Acamado’. Segundo ele, parentes e cuidadores dos pacientes têm reclamado do serviço e também relatado dificuldades para ingresso no programa. O ‘Doente Acamado é um programa assistencial que oferece atendimento médico domiciliar.

O médico e vereador questiona se o programa está conseguindo atender toda a demanda da cidade e se há fila de espera. Ele também quer saber quantos pacientes são atendidos e quais são os servidores que fazem parte do programa. Dr. Orestes também quer saber se está faltando equipamentos e remédios para o atendimento.

CARRETAS DO MACUCO

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou requerimento questionando quais providências foram tomadas pela Prefeitura com relação ao estacionamento irregular de carretas na Rua Laerte de Paiva, no bairro Macuco. Em abril, ele já havia pedido informações à Prefeitura após moradores reclamarem da situação. Na esquina da Rua Laerte de Paiva com a Rua Antônio Felamingo existe um ponto de ônibus que, segundo o vereador, é prejudicado devido ao estacionamento das carretas. Moradores dizem que os motoristas não conseguem parar no ponto. Em resposta ao requerimento encaminhado em abril, a Prefeitura informou que a Secretaria de Transportes e Trânsito vistoriou a rua e constatou a necessidade de adequações na sinalização vertical e horizontal. Também foi informado que a fiscalização seria reforçada.

CASTRAÇÃO DE GATOS

A castração de gatos que vivem no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’, onde ocorre a Festa do Figo, foi solicitada através de indicação do vereador César Rocha (PV). Para o vereador os felinos estão se reproduzindo de forma rápida o que pode interferir no equilíbrio ecológico. Ainda na região, César pediu a instalação de lombada na Rua Dom João VI, que dá acesso à entrada principal do parque. O vereador afirmou que muitos pedestres passam por essa rua e que os motoristas exageram na velocidade.

 

468 ad