VALINHOS: Prefeitura de Valinhos cancela Carnaval de Rua por conta da crise financeira
Devido à grave crise financeira do município, o prefeito de VALINHOS, Orestes Previtale, anunciou aos representantes de escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade que não conseguirá realizar o Carnaval de Rua neste ano, mesmo com todos os esforços.
O anúncio foi feito em reunião realizada na noite da quarta-feira (8), na Prefeitura. O prefeito pediu a compreensão dos carnavalescos e prestou contas da situação financeira de VALINHOS, que tem um déficit financeiro, deixado pela administração passada, no valor de R$ 179 milhões, quase a metade do orçamento deste ano, que é de R4 361,3 milhões.
A reunião contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo, Maria Angela Giardelli, de representantes do Bloco Azul e Branco, Claudinei César (Kalango); da Moinho Velho, Marco Aurélio; da Leão da Vila, Paulo Monteiro, Donisete e Magali; e da Arco Íris, Adriano Tonon.
O representante da escola de samba Arco-Íris disse que as escolas de samba entendem que o momento é de crise e a dificuldade de conseguir levantar fundos para o desfile é muito grande.
“Aceitar dinheiro público em um momento como esse, quando enfrentamos dificuldades para atender problemas básicos, seria muito incoerente de nossa parte. Porém, essa mesma dificuldade é encontrada pelas agremiações para conseguir organizar eventos. Diante disso, os desfiles de rua de 2017 estão fora de cogitação”, ressaltou Tonon.
Para 2018, o prefeito se comprometeu a traçar um plano de trabalho com as escolas e blocos e assim conseguir voltar a realizar o Carnaval de rua, que tem forte tradição na cidade. No ano passado, o desfile de rua foi cancelado.
Além da verba que deverá ser repassada pelo município, o prefeito colocou os espaços públicos à disposição das agremiações para a realização de eventos que ajudem na arrecadação de fundo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Escola Arco-Íris faz seu grito de Carnaval no dia 18
A escola de samba Arco-Íris fará seu grito de Carnaval no próximo sábado (18), das 16 às 22 horas, no pátio do Museu de VALINHOS Fotógrafo Ângelo Aparecido Pazinatto (Rua Doze de Outubro – Jardim Celani, antiga estação da FEPASA).
Segundo o conselheiro da escola, Adriano Tonon, as escolas Moinho Velho, Leão da Vila e Unidos da Madrugada e o Bloco Azul e Branco foram convidados a integrar o evento com suas baterias, mestre sala e porta-bandeiras e passistas.
A festa, aberta ao público, ainda terá a participação da escola de samba paulistana Unidos da Peruche. Por outro lado, a agremiação paulista terá a presença de 90 integrantes da escola Arco-Íris no desfile em São Paulo.
“O objetivo desse evento pré-carnavalesco é reunir os sambistas e apresentar o samba enredo da Peruche aos convidados, assim como teremos um breve ensaio com os componentes”, detalhou Tonon.