VALINHOS: Presidente da Câmara diz que projeto causou desgaste

O vereador Lorival Messias (PROS), presidente da Câmara Municipal de VALINHOS, na sessão de terça-feira, 2, às 18h30, atacou duramente o prefeito Clayton Machado por ter, segundo o vereador, faltado com o respeito à Câmara Municipal e aos vereadores apresentando o projeto de Auxílio Saúde para ser votado, mobilizado os servidores que compareceram em massa, e depois que o projeto foi retirado de pauta, pois seria reprovado, logo depois o prefeito aprova o projeto por decreto surpreendendo a todos.

DENEGRIU A CÂMARA

“Este projeto significou um desgaste tremendo para o prefeito, um desgaste para a Câmara, para os vereadores, para os funcionários. Foi uma falta de respeito muito grande para com os vereadores porque denegriu a imagem da Câmara, denegriu a imagem da Câmara, denegriu a imagem dos vereadores, disseram que eu tinha sido contra o requerimento dos servidores quando sequer posso votar, e se o prefeito iria aprovar por decreto, para que enviou o projeto de Auxílio Saúde para a Câmara? Para fomentar todo esse desgaste, inclusive para ele mesmo?”, questiona Lorival.
“O outro projeto, o do patê de fígado de ganso, proibia a produção do patê, agora colocaram outro que diz ser proibido apenas alimentar o ganso com o funil, os vereadores precisam ter mais responsabilidade ao apresentar um projeto, sou presidente do Parlamento Metropolitano e na reunião passada o tema falado era esse. Agora ficamos sabendo que a maioria dos militantes aqui presentes não era de VALINHOS, e que agora vão distribuir panfletos no desfile do dia 7 de setembro para denegrir a imagem dos vereadores que votaram contra, isso é uma tremenda irresponsabilidade os vereadores com os seus colegas”, dispara.

TIRO NO PÉ

Conversando com Santos, presidente do sindicato dos servidores públicos de VALINHOS, ele comentou que o problema todo foi causado pela assessoria do prefeito Clayton Machado. “Quando uma empresa vai mal é porque seus funcionários vão mal, o prefeito foi induzido ao erro, a dar vários tiros no pé por causa de maus assessores que não deram uma orientação adequada resultando nesse conflito todo, um desgaste muito grande onde o prefeito perdeu muito do ponto de vista político”, avalia. Mas segundo um vereador que pediu para não ser identificado, o decreto do prefeito pode ser anulado caso se verifique algum tipo de inconstitucionalidade no mesmo.

PRESERVAR ARA

Preocupado com a situação ambiental de VALINHOS o vereador Henrique Conti (PV) apresentou requerimento, na sessão desta terça-feira, 2, solicitando medidas para preservação do Parque Florestal ARA, na Reforma Agrária. O vereador sugeriu envio de ofícios à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e à Fundação Florestal, que é o órgão responsável pela administração do parque. Conti propõe que seja feito aceiro em torno das áreas de reserva de floresta e eucalipto. Os aceiros são espaços entre a vegetação, que impedem a propagação de incêndios. O vereador também questiona quais são os procedimentos necessários para que a Fundação Florestal firme convênio com a Prefeitura ou com outra entidade para a realização de serviços periódicos de limpeza da área e para o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental. “Trata-se de uma área com vegetação diversificada e abrigo para várias espécies da fauna regional”, explicou o vereador. Conti ressaltou ainda que existia um posto da Guarda Ambiental dentro do Parque Estadual da ARA, e que tinha a função de fiscalizar e preservar a área da mata. “Hoje restou uma casinha de madeira abandonada que está sendo deteriorada pela ação do tempo”, constata.

GANSOS: NOVO PROJETO

Os vereadores César Rocha (PV), Edson Batista (PSDB), Henrique Conti (PV), Kiko Beloni (PSDB), Paulo Montero (Solidariedade) e Rodrigo Popó (PSDB) apresentaram projeto de lei para proibir o método da ‘gavagem’, que consiste na introdução de tubos ou funis para alimentação forçada de aves.
Um outro projeto que proibia a fabricação do patê de fígado teve voto contrário da maioria e causou polêmica entre os defensores dos animais porque na justificativa do projeto, os autores alegavam que o patê é obtido por meio da alimentação forçada das aves, que são alimentadas por tubos ou funis. Segundo eles, esse método provoca o aumento do fígado dos animais.
Os que votaram contra a proibição afirmaram não haver maus tratos aos animais e garantiram que a empresa que fabrica o produto em VALINHOS possui selos de garantia do Governo Federal.
O novo projeto apresentado não cita a produção do patê de fígado de aves, mas proíbe a alimentação forçada por tubos ou funis. Como o projeto é assinado e apoiado por seis vereadores, são necessários apenas mais três votos para aprovação, mas ainda não há data definida para votação.
Outro projeto relacionado com o cuidado para com os animais foi aprovado pelos vereadores na sessão do dia 2. De autoria do vereador César Rocha (PV), oficializa o evento ‘Um dia de Cão’, no calendário do município. Segundo o vereador, nesse dia seriam realizadas atividades como a conscientização sobre a guarda responsável dos animais, castração, vacinação e outros assuntos relacionados ao bem-estar animal. Caso seja sancionado pelo prefeito, entidades de proteção e defesa dos animais teriam livre participação no evento, que deve ocorrer em qualquer domingo do mês de maio.

APROVADA FEIRA LITERÁRIA DE VALINHOS

A Câmara também aprovou o projeto de lei que cria a Feira Literária de VALINHOS. O projeto é de autoria do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD). Segundo ele, o objetivo é estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos. O texto segue para aprovação do prefeito Clayton Machado (PSDB). De acordo com o projeto, a Feira Literária contaria com palestras, oficinas e apresentações de artistas locais. Dr. Moysés destacou que as crianças que leem têm mais facilidade de aprendizagem e melhor rendimento escolar. “Os livros são caminhos obrigatórios na busca do conhecimento e formação dos indivíduos”, afirmou.
A Feira Literária de VALINHOS deve ocorrer sempre na semana do dia 29 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Livro. Com relação ao programa ‘Cultura na Câmara’, o aluno Gabriel Ferreira, do Centro Cultural, foi a atração da terça-feira.

HOMENAGEM

O vereador Lorival Messias (PROS) apresentou voto de congratulações e reconhecimento ao Doberman Moto Club, pelos 15 anos de fundação do grupo. De acordo com o vereador, o Moto Club realizou festa no mês passado para comemorar a data. Em discurso, Lorival afirmou que o trabalho realizado pelo Moto Club é importante para a cidade. O vereador afirmou que o Doberman Moto Club faz arrecadação de alimentos, que são repassados às entidades assistenciais. Também o vereador Léo Godói (PT) parabenizou as bandas que tocaram no evento promovido pelo Moto Club. “Os encontros desse grupo espelham uma irmandade, uma paz entre os membros. É um trabalho muito bonito que tem o rock and roll como música obrigatória”, disse. O vereador Lobo (PDT) parabenizou o Moto Club e elogiou a festa de 15 anos de fundação do grupo. Integrantes do Doberman Moto Club compareceram ao plenário e acompanharam os discursos dos vereadores. O voto de congratulações e reconhecimento foi aprovado por unanimidade.

 

Doberman Moto Club

Doberman Moto Club

468 ad