VALINHOS: Primeiro filme rodado em Valinhos terá exibição especial na Câmara

VAL_filme_cred PMValA Câmara Municipal exibirá nesta quinta-feira, 4, às 19h, uma exibição do filme ‘Lição Merecida’, rodado em VALINHOS, em 1952. A película contou com a produção do Monsenhor Bruno Nardini e a participação de coroinhas valinhenses da época. Os atores vivos e in memoriam receberão homenagens no plenário.

A direção, fotografia e montagem são assinadas pelo valinhense Henrique de Oliveira Junior e roteiro pelo cônego Francisco Machado. O filme é um bangue-bangue, tipo de filme preferido pelo público jovem daquela época. O equipamento de filmagem foi cedido na época pelo ex-prefeito de Campinas, dr. Antonio Mendonça de Barros. O filme é mudo e não foi sonorizado por problemas técnicos, porém recebeu, mais tarde, trilha especial.

Filmado em 16mm, o ‘Lição Merecida’ conta a história de funcionários de uma fazenda que traem a confiança do patrão e tentam roubar o ouro que estava sendo transportado por colegas ao banco da cidade. Porém, um dos traidores se arrepende e ajuda a capturar os bandidos. Entre as locações do filme estão a Fazenda Santa Tereza, prédio do antigo Cartório de Valinhos e Jornal Folha de Valinhos.

 

 

Também será exibido na sessão especial o documentário ‘Memórias em Celulóide’, que mostra a trajetória do diretor de ‘Lição Merecida’, Henrique de Oliveira Junior. Fundador do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, o valinhense, hoje, está com 95 anos. Cineasta com mais de 80 filmes e trabalhos premiados em festivais no Brasil e no exterior, Henrique começou cedo, aos 14 anos, como assistente de operador de cinema no antigo Cine Coliseu, que ficava no largo Carlos Gomes. A direção do curta-metragem é assinada por Marcos Craveiro.

 

Serviço

4/8 (quinta-feira) às 19h

‘Lição Merecida’ (25 min) e ‘Memórias em Celulóide’ (14 min)
Local: Câmara de Valinhos

Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59- Residencial São Luiz

468 ad