VALINHOS: Projeto ‘Cidadania em Cena’ no CLT é no próximo dia 31
VALINHOS está entre as cidades do interior do Estado que receberão o projeto ‘Cidadania em Cena’. A ação oferece espetáculos teatrais e oficinas de montagem artesanal de brinquedos e instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. Será uma tarde toda dedicada ao lazer e cultura, a partir das 14h, do dia 31 de outubro no CLT – Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva. O evento, aberto ao público, conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O projeto é uma realização da Direção Cultura e do grupo No Mundo da Lua, através da Lei de Incentivo ProAC/ICMS, com o patrocínio da Villares Metals. Segundo o diretor da companhia de teatro, Valdo Matos, a atividade busca envolver a arte e o entretenimento, estimulando a ocupação e a convivência em espaços públicos. “A ideia é ir até esses lugares, chamar a população, e usar esses espaços durante um período”, conta o diretor.
Sobre o Cidadania em Cena – O projeto apresenta os espetáculos teatrais gratuitos “Desconcerto – Aplausos, O Sonho do Clown” e “Cada Um é Um”, ambos da companhia No Mundo da Lua. Os espetáculos, com 50 minutos de duração cada, recriam os clássicos números da clowneria do circo-teatro, e interagem com a plateia num divertido jogo de cumplicidade e delicadeza, por meio do lúdico e da cultura popular.
Entre as apresentações são realizadas oficinas de confecção de brinquedos e jogos populares e de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, denominadas Ecobrinquedoteca.
Segundo Zamira Nunes, coordenadora das oficinas, a ideia é despertar o olhar criativo das crianças para todo e qualquer objeto. “A expectativa é de que as pessoas se apoderem das ideias que serão levadas e as utilizem depois”, conta. As atividades fazem um resgate cultural e da valorização das diferentes maneiras de brincar por meio dos ecojogos, como Cabo de Guerra, Jogo da Velha, Dominó, Liga Pontos, Jogo da Memória, entre outros.
O CLT fica na Avenida Dr. Altino Gouvêia, 878, no Jardim Pinheiros. Informações fone: 3202-5400 ou pelo site: www.direcaocultura.com.br.