VALINHOS: Redes sociais ajudam na transparência da Prefeitura de Valinhos

Desde que assumiu a Prefeitura de VALINHOS, o prefeito Clayton Machado disse estar comprometido com a transparência de sua gestão. Prova disso foi que uma das primeiras cidades a implantar o esquema de ‘rodízio de água’ no Estado de São Paulo foi VALINHOS.
Quem acompanha as redes sociais também pode perceber a preocupação em manter os acontecimentos da Prefeitura mais próximos da população. São quase 17 mil seguidores em três páginas do Facebook, o que equivale a um potencial de alcance de mais de 8 milhões de pessoas conectadas a essa rede.
Em entrevista à FOLHA NOTÍCIAS, Jurandyr Bueno, diretor de Comunicação da Prefeitura, e Ana Carolina Sarti, responsável pelas atualizações nas páginas das redes sociais do Executivo, ressaltaram as particularidades valinhenses que ajudam no sucesso das publicações eletrônicas. O primeiro fato ressaltado é a alta conectividade dos munícipes. Cerca de 98% dos cidadãos têm acesso a internet. Com essa informação, fica fácil explicar o aumento no número de acessos à página oficial da Prefeitura. Foram cerca de 100 mil acessos, crescimento significativo, uma vez que até 2012 eram apenas 2 mil.
Porém, para garantir o bom funcionamento da página no Facebook e Twitter foi necessário criar uma política de uso. Foram restringidos ofensas e xingamentos, mas foram mantidas as críticas que os usuários fazem, assegurando a democracia da internet. O mesmo acontece com páginas de várias outras cidades.

COMO A NOTÍCIA CHEGA AO FACEBOOK?

O processo para que uma notícia chegue até o Facebook da Prefeitura de VALINHOS se resume em três passos. O primeiro é a produção da notícia pelos jornalistas Elaine Mori, Sandra Persichitti, Wagner Faneco, ou estagiárias Victória Capelato e Thaís Pimenta, as fotografias ficam por conta de Cláudio Barbizam e Rodolfo Soares e a arte final é de André Oliva.
Depois de feitas, as notícias passam pelas mãos de Ana Carolina, para que sejam finalmente postadas. Nesse post é colocado um link que leva ao site da Prefeitura. Por último está o feedback aos leitores que comentam as notícias. Um passo muito importante que demonstra a preocupação com a opinião da população. Esse tipo de atitude assegura a intenção do Governo em manter-se à par daquilo que o valinhense pensa das ações municipais.
Carolina revelou que as notícias que mais tiveram repercussão até hoje estavam relacionadas a ida do padre Fabio de Melo à abertura da Festa do Figo e a morte de Carlos Bissoto. Mas geralmente, o que mais chama atenção são informações a respeito de Cultura e entretenimento.
A Prefeitura também divulga suas informações através de monitores espalhados pelo Paço Municipal e futuramente também chegarão à rodoviária da cidade.

INTERAÇÃO GARANTE VOTOS?

Não existe garantia de que esse tipo de interação com a população retorne em votos para o político que a usar. Porém, o que dados levantados pelo Data Folha indicam, a grande massa indecisa das últimas eleições é hoje a grande usuária das redes sociais. Portanto, quem melhor conseguir dominar essa nova ferramenta de comunicação poderá influenciar essa população que não tem lado definido na política e que quer somente usufruir seu direito de cidadão.

VINHEDO TAMBÉM É DESTAQUE

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de VINHEDO, foi informado que também possuem perfis no Facebook e Twitter, onde interagem com mais de 10 mil vinhedenses. “O grau de envolvimento das pessoas com as publicações é que identificam o resultado positivo das ações nas redes sociais, em especial no Facebook. E temos obtidos resultados muito satisfatórios. Para se ter uma ideia, comparando com as cidades da nossa região, a fan page da Prefeitura de VINHEDO tem obtido em termos de percentual do público envolvido em relação ao total de seguidores um dos índices mais altos da região, semana a semana, demonstrando ótimos índices de engajamento. Este resultado é fruto da parceria do trabalho do Departamento de Comunicação da Secretaria de Governo em conjunto com a Diretoria de Ouvidoria da Controladoria Geral do Município”, respondeu Eduardo Gurian, diretor de Comunicação da Prefeitura.

ITATIBA COMEÇOU NAS REDES EM 2012

Em ITATIBA, tudo começou em 2012, com informes sobre a programação de final de semana e outros serviços de utilidade pública. “Tivemos muitos elogios e recebemos retornos positivos de pessoas que consideram o uso do Facebook e Site também para se informar e não só passar o tempo ou ter mais proximidade com amigos. De 2012 para cá, fomos percebendo que o conteúdo estava bom, mas a forma de divulgá-lo na fan page poderia ser mais moderna, mais jovem. A exemplo de cidades maiores, que já usam a dinâmica de uma linguagem mais informal, há cerca de seis meses começamos a postar com mais criatividade e humor, receita sempre preparada sem perder o foco principal: a credibilidade de nossas informações. Essa estratégia está nos rendendo maior interatividade: mais curtidas nos posts e mais compartilhamentos”, contou Thais França, coordenadora de Comunicação da Prefeitura de ITATIBA.

LOUVEIRA RENOVOU!

São 3.736 seguidores que interagem e acompanham os acontecimentos do Executivo louveirense. O grande destaque fica por conta do ‘Povo Fala’, espaço aberto para sugestões, críticas e opiniões sobre as ações feitas pela Prefeitura. A Assessoria de Imprensa ainda destaca que promove ações que sejam benéficas para todo o município e replica todas elas nas redes sociais. “É um canal de extrema importância, pois deixa a população cada vez mais próxima, dia a dia”, afirma a responsável pela Assessoria de
LOUVEIRA.
Confira na tabela abaixo os endereços dos perfis municipais.

facebook.com/prefeituradevalinhos
facebook.com/festadofigo
facebook.com/SIMValinhos
facebook.com/curtavinhedo
facebook.com/prefeituradelouveira
facebook.com/prefeituraitatibaoficial
twitter@governovalinhos
twitter@simvalinhos
twitter@festadofigo
twitter@prefitatiba
twitter@prefvinhedo
twitter@louveirasp

Ana Carolina é quem cuida das redes sociais da Prefeitura de VALINHOS

Ana Carolina é quem cuida das redes sociais da Prefeitura de VALINHOS

468 ad