VALINHOS: Sessão da Câmara de Valinhos não tem o presidente da Valiprev e acaba rápido
A sessão de terça-feira, 9, na Câmara Municipal de VALINHOS terminou sem a tão esperada presença do presidente da Valiprev, Vicente Marchiori, que cancelou a visita que faria à Câmara para ser sabatinado pelos vereadores sobre diversos problemas que vem afetando esse órgão previdenciário.
Marchiori foi convidado pelo presidente do Legislativo, vereador Lorival Messias (PROS) depois que os vereadores aprovaram requerimento do vereador Pedro Damiano (PR) sugerindo a presença do gestor do Valiprev. Mas, em ofício encaminhado à Câmara, Vicente Marchiori solicitou o agendamento de uma nova data para que ela possa falar sobre a situação da previdência dos servidores públicos. Em função disso o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias vai agendar um novo dia, que será divulgado em breve.
FEIRA LIVRE NOTURNA
O vereador Kiko Beloni (PSDB) pediu realização de feira livre noturna em VALINHOS através de uma moção de apelo ao prefeito Clayton Machado. O vereador sugere que sejam comercializados produtos como hortaliças, frutas e pastéis no CAAC – Centro de Artes, Cultura e Comércio ‘Adoniram Barbosa’ durante a noite como uma alternativa a mais para os consumidores fazerem compras. Kiko Beloni afirmou que as feiras noturnas já são realidade em algumas cidades, como Jundiaí (SP). Segundo ele, o sucesso da feira foi tão grande na cidade, que os comerciantes viram as vendas aumentarem em até 30%. De acordo com a moção, a sugestão para que a feira funcione no CAAC se deve em razão da localização. O CAAC fica na região central, ocupa espaço amplo, e possui espaço para estacionamento de veículos. A moção foi aprovada pelos vereadores e encaminhada ao prefeito Clayton Machado.
CONSELHO DE TRANSPORTES
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Edson Batista (PSDB) pede informações sobre a composição do Conselho Municipal de Transportes e sobre as reuniões realizadas pelos conselheiros. Para o vereador, o objetivo do questionamento é verificar se o setor de transportes do município está sendo tratado de acordo com a importância que ele tem na vida da população. Edson Batista quer saber também se existe prazo para implantação do Bilhete Único no município. O sistema permite ao passageiro pegar mais de uma condução sem pagar novamente pela passagem, o que permitiria a abertura da Rodoviária, que é reivindicação antiga dos comerciantes da região central. Para o vereador o Bilhete Único traz mais segurança ao passageiro e aos motoristas, reduzindo a circulação de dinheiro nos coletivos.
MELHORIAS
O vereador Tunico (PMDB) apresentou indicações solicitando diversas melhorias na escola Waldomiro Mayr, no bairro Country Club. Segundo o vereador, a quadra esportiva da unidade precisa de reforma no piso e instalação de cobertura. Também são solicitadas adequações no trânsito para garantir a segurança de pais e alunos.
Entre as sugestões feitas pelo vereador está a colocação de placa indicando “área escolar”, na Rua Francisco Pedral Santana. Nessa mesma via, Tunico solicita a elaboração de estudos para desafogar o trânsito. “Pais reclamam que a rua tem tráfego intenso de veículos e que eles passam em alta velocidade”, revela. Para aumentar a segurança em todo o bairro Country Club, o vereador solicita que a Guarda Municipal intensifique as rondas no bairro.
ECOPONTOS
O vereador Lobo (PDT) apresentou requerimento questionando se a Prefeitura vai instalar ecopontos em VALINHOS para que sejam sanados os problemas relacionados ao descarte irregular de lixo. Lobo explicou que os ecopontos são espaços reservados para receber diversos tipos de lixo, como recicláveis, eletroeletrônicos, móveis, entulhos. Ele afirmou que as estações já existem em outras cidades, citando Campinas como exemplo da existência de ecopontos em diferentes bairros. Lobo quer que a instalação dos ecopontos seja feita paralelamente a um trabalho de conscientização da população sobre os danos causados ao meio ambiente e sobre a importância do descarte correto do lixo.
SEGURANÇA PÚBLICA
O vereador Paulo Montero (Solidariedade) apresentou moção ao prefeito Clayton Machado (PSDB), sugerindo a criação de um fundo municipal para segurança pública. A proposta do vereador é que os recursos arrecadados no fundo sejam aplicados em equipamentos, valorização dos profissionais da Guarda Municipal e em políticas públicas de segurança.
Paulo Montero afirmou que o fundo municipal vai contribuir com a segurança, principalmente das áreas mais afastadas da cidade, como os bairros Macuco e Reforma Agrária. Ele disse que recentemente essas regiões foram alvos de assaltos, que preocupam principalmente os agricultores e empresários. O vereador acredita que com a melhoria na estrutura a Guarda Municipal, a corporação também poderá auxiliar as Polícias Civil e Militar na investigação e prisão de criminosos. A moção foi aprovada pelos vereadores e encaminhada ao prefeito Clayton Machado.
VETERINÁRIOS
César Rocha (PV) apresentou moção ao prefeito Clayton Machado (PSDB) solicitando que médicos veterinários visitem o Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) diariamente. A medida sugere que a visita de técnicos deve coibir o crime de abandono, maus tratos e prevenir doenças nos animais que habitam o parque. O vereador verde apontou o caso do coelho que foi resgatado do CLT bastante ferido. As imagens do resgate foram gravadas e postadas nas redes sociais comovendo a população que cobrou atitude austera e efetiva por parte do Poder Público. De acordo com César Rocha, é comum a prática tanto de soltura quanto de subtração de animais do parque. “Muitas vezes, pessoas de comportamento questionável levam para dentro do parque animais doentes e, às vezes, em situações deploráveis, podendo contaminar e prejudicar os animais que já ocupam o recinto”, explica.
Além da visita diária de médicos veterinários ao CLT, César solicita a elaboração de um planejamento para que a Guarda Civil Municipal também faça vistorias no parque.
CIDADE PRECISA MELHORAR
O vereador Léo Godói (PT) em seu discurso chamou a atenção para a quantidade de indicações que são apresentadas pedindo melhorias em diversos pontos do município, mas não são atendidas pela Prefeitura. Ele citou como exemplo a Avenida Rosa Belmiro Ramos, que margeia a linha férrea, no Jardim Santa Eliza e se encontra em em más condições. “Encontrei indicação feita pelo próprio prefeito Clayton Machado quando o mesmo era vereador. Hoje ele pode atender a sua indicação”, garante. São muitas as melhorias de que a cidade precisa. O vereador Pedro Damiano (PR) solicitou a pavimentação do trecho entre a Rodovia dos Agricultores e o condomínio Bosque do Frutal. Não é a primeira vez que o vereador solicita asfalto na via. Desde o ano passado, há pedidos para melhorias.
O mesmo sucede com relação à Avenida Dois, no Jardim São Marcos, lembrada com frequência pelos vereadores. A avenida passa ao lado da linha férrea e tem se tornado depósito irregular de lixo.