VALINHOS: Tarifas de ônibus sobem amanhã
O aumento em da tarifa dos ônibus de VALINHOS, autorizada pelo Conselho Municipal de Transportes Públicos da cidade em reunião realizada no último dia 10, entra em vigor hoje, 21. O valor de R$ 3,30, cobrado até então, passa para R$ 3,50. O aumento no valor dos combustíveis, especialmente, do diesel, em todo Brasil, foi o principal motivo do reajuste da tarifa
Integram o Conselho o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho; Antonio Carlos Rodrigues, representante da Associação de Moradores da VALINHOS; Osvaldo Santos Bernardo de Moraes, representante dos trabalhadores das empresas de transporte coletivo, e Gerson Rossi, representante das empresas de transporte coletivo da região.
O Conselho analisou e conferiu a planilha de valores para aprovar o reajuste. De acordo com o secretário, o diesel representa o segundo maior custo da empresa seguido da folha de pagamento, e também nos preços de outros insumos e equipamentos usados para a prestação do serviço, entre eles pneus, acessórios e peças.
Durante a reunião do Conselho foi ainda cobrado da empresa o cumprimento de ações anteriormente estabelecidas, como a inclusão de mais quatro veículos no sistema, para atender o aumento de volume de passageiros em algumas linhas existentes.
Além disso, a empresa também deverá fazer a substituição dos veículos com idade acima de dez anos de fabricação. Dos 36 veículos da frota, sete estão acima da idade máxima permitida.
Outro assunto discutido foi a implantação da integração temporal ‘Bilhete Único’, já estudada pela Secretaria de Transportes e Trânsito e encaminhada à empresa como contrapartida à concessão do novo reajuste. O valinhense terá um bilhete com validade por certo período para poder sair da Rodoviária e fazer compras no comércio local. “O Bilhete Único permitirá ao usuário das linhas municipais o deslocamento de um bairro para outro, em determinado tempo, com o mesmo bilhete sem que para isso tenha que acessar o Terminal Rodoviário, como atualmente ocorre”, frisou o secretário.