VALINHOS: Usuários sofrem com falta de medicamentos na Farmácia Municipal
Valinhenses em tratamento de doenças crônicas enfrentam dificuldades por conta da escassez de medicamentos na Farmácia Municipal do Centro de Especialidades de VALINHOS. Segundo pacientes, há pelo menos seis meses o estoque de remédios para tratar alguns distúrbios como o lúpus, está em falta.
A Prefeitura de VALINHOS afirma que a administração anterior não havia feito a licitação dos remédios em 2016 e, por isso, ocorreu o atraso na entrega dos medicamentos. No ano passado, 75% do estoque estava comprometido com a escassez. Uma nova licitação foi aberta, mas a gestão garantiu que isso seria revertido logo no início de julho.
A jovem Grace Kelly Rodrigues, que sofre com o lúpus há quatro anos, precisa tomar dois tipos diferentes de medicação, mas não os encontra na farmácia popular da cidade. São quatro meses sem tomar prednisona e marevan, este último para a trombose que desenvolveu na perna por conta da interrupção do tratamento da doença autoimune. “Me causa inchaço nas juntas e muitas vezes o meu cotovelo quando incha, ele fica torto, eu não tenho movimentação”, afirma Grace em entrevsita à EPTV Campinas. A jovem está afastada de seu emprego por conta das frequentes internações no Hospital de Clínicas da Unicamp, para o tratamento da doença. Mas não é somente a jovem que enfrenta problemas com a falta de medicamentos. O aposentado José Pereira dos Santos também passa pelos mesmos empecilhos. Ele precisa tomar remédios controlados para pressão alta, diabetes e colesterol.
“A farmacêutica falou que tem que esperar porque foi feita uma licitação, através desta licitação aí vai ver quem vai ser o vencedor que vai ganhar, enquanto isso a gente fica sem.”, afirma o aposentado. Em nota, a Prefeitura de VALINHOS disse fornecimento de medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde começaria a ser regularizado nesta semana e a licitação para a compra de mais de 250 itens de medicamentos foram feitos em fevereiro mas, por conta de outros procedimentos legais, houve lentidão na entrega dos remédios.