VALINHOS: VALINHENSE PUBLICA SUA PESQUISA CIENTÍFICA EM CAPÍTULO DE LIVRO ORGANIZADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
A estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Flávio de Carvalho, Verônica Carmacio Chaves, teve sua pesquisa científica publicada na Seção 9 do livro “Variações em Sessões: Cinema e Interdisciplinaridades”, da Universidade Federal de Uberlândia.
A Mostra Audiovisual [Em]Curtas, projeto que integrou o livro, objetivou incentivar a criatividade e a inovação, visibilizando o que emerge quando se pensa na arte e nas suas manifestações por meio do cinema, do audiovisual, das mídias, das tecnologias digitais e das suas interdisciplinaridades. Sendo apoiado por outras universidades e organizações, valorizou-se as atividades voltadas à filosofia, aos afetos, às criações, às escritas e aos laços que se entrelaçam em diferentes realidades.
O livro 1 – Volume 1, em versão física, tem cópias depositadas nas bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já a pesquisa, amplamente premiada em feiras científicas de todo o Brasil, tem como título “Isolamento Social e Sétima Arte: Uma Análise do Toque Humano no Filme ‘A Cinco Passos de Você’ (2019)”.
A pesquisa, sob orientação do acadêmico de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Davi Alexandre Schoenardie, objetiva aproximar a estética do toque humano no filme com o isolamento social. Conforme seu orientador, Davi, “utilizamos Panofsky pela reconstrução da história da arte que o método iconológico proporciona. Em suas obras, a arte e a filosofia são partes integradas, partindo então para um método que teve como base o alegorismo. A análise parte da familiaridade do objeto de estudo e, com base na identificação de elementos culturais, históricos e simbólicos, infere o significado artístico para o momento histórico”.
Com os achados, foi possível corroborar com a hipótese de que há traços semelhantes que acentuam o sentimento de aproximação entre a narrativa vivida durante a pandemia e a realidade dos protagonistas do filme analisado. Verônica conta que ficou bastante feliz pela publicação e ressalta a relevância da pesquisa diante dos mais de 650 mil mortos pela Covid-19 no Brasil. A publicação carrega também um sonho em divulgar a ciência e mostrar que meninas produzem conhecimento de grande importância para o país.
(Da Redação #FOLHANOTICIAS)