VALINHOS: Valinhos registra apenas dois casos confi rmados de dengue

VAL_Propriedades abandonadas_Crédito PMVal (1)As medidas tomadas pela Prefeitura de VALINHOS para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti parecem estar surtindo bons efeitos na cidade. Isso porque, de acordo com os números divulgados no último dia 23, apenas dois casos de dengue tinham sido confirmados no município. Entre essas ações, pode-se enumerar a orientação casa a casa; autuações e multas em terrenos e residências; aplicação de cloração e  arvicidas em locais que aguardam a drenagem de águas; implantação de lâmpadas UV com capacidade de atrair os insetos; processo de nebulização em áreas verdes e locais com maior incidência da doença; visitas constantes a pontos estratégicos como borracharias, cemitério e recicláveis; palestras de conscientização em escolas e empresas; entrega de panfl etos e materiais educativos para toda a população, reuniões em condomínios residenciais e operação ‘Cidade Limpa’.

INFRAÇÃO SUJEITA À MULTA

Há duas semanas, o prefeito Clayton Machado sancionou a Lei nº 5.250, de autoria do vereador Moysés Abujadi, que obriga o proprietário de imóveis não utilizados a mantê-los limpos e fechados de modo a impedir a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, a contaminação do meio ambiente, a prática de crimes e outras situações nocivas à sociedade. O descumprimento acarretará aplicação de multa no valor a dez Unidades Fiscais do Município de VALINHOS (UFMV), que atualmente está em R$ 151,13, ou seja, R$ 1.511,30. De acordo com a lei, será considerada também infração, sujeita à multa, impedir que agente de saúde tenha acesso ao imóvel que apresente risco potencial de criadouro do  mosquito Aedes aegypti.

OUTRAS CIDADES

As cidades de VINHEDO e LOUVEIRA também estão com menor número de casos de dengue neste ano em comparação com 2015. Para os vinhedenses, a exemplo do que aconteceu no ano anterior, os casos se concentram nas áreas mais populosas, como o Centro, a Vila Milanez e a região da Capela. Mesmo assim, o município contabiliza apenas 11 casos de dengue confirmados até o último dia 15. Em 2015, nesta mesma época, já havia 37 confirmações. Vale ressaltar que a Prefeitura da cidade mantém uma página específica em seu site sobre o combate ao mosquito. O endereço é www.vinhedo.sp.gov.br/saude/dengue. Neste link é possível conferir todos os programas realizados pelo Executivo Municipal, dicas sobre como acabar com os criadouros do Aedes aegypti e os sintomas da dengue. Em LOUVEIRA a situação não é diferente. O número de casos também  caiu no comparativo com 2015. Em 2016 estão confirmados 15 casos de dengue, frente 17 do ano passado. Mas o que mais chama a atenção é que desses 15 casos, nove foram contraídos fora do município. Como medidas de prevenção, a Prefeitura destaca visitas casa a casa, a pontos estratégicos onde há maior circulação dos vetores, como por exemplo, borracharias, e imóveis especiais onde há grande circulação de pessoas, como escolas e prédios públicos por exemplo. Vale ressaltar que, semanalmente, a equipe realiza mutirões de combate pelo município. Hoje, 2, o mutirão contra o
mosquito será no Jardim Esmeralda, Cidade Jardim, Residencial Serra Azul e Tito Lívio Meireles a partir das 8h.

468 ad