VALINHOS: Vereadores aprovam semana de conscientização sobre a Síndrome de Down
No Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na terça-feira (21), os vereadores de VALINHOS defenderam o fim do preconceito e aprovaram projeto de lei que insere no Calendário Oficial de Eventos do Município uma semana para conscientizar e discutir com a população questões relacionadas à síndrome. O texto, de autoria da vereadora Dalva Berto (PMDB), prevê a realização de atividades educativas e de inserção social sempre entre os dias 21 e 27 de março.
SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÂO
De acordo com o projeto, a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down deverá envolver diversas secretarias municipais e instituições esportivas, educacionais, culturais e sociais. Se a lei for sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PMDB), uma comissão com representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil deverá ser formada todos os anos para organização das atividades. Com a aprovação do projeto, o texto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale.
INCLUSÃO
“O projeto visa fortalecer as ações realizadas em todo o Brasil, que é o país campeão no número de eventos realizados no mundo, no Dia Internacional da Síndrome de Down”, afirma a vereadora Dalva na mensagem do projeto. Em discurso na tribuna, ela informou que por ano nascem 8 mil crianças com a síndrome no Brasil e que um dos maiores desafios dessas pessoas é a inclusão.“Todos nós sabemos que a inclusão tem de estar em todos os setores. Nós temos que estar atentos às necessidades da sociedade”, alerta Dalva Berta.