VINHEDO: 2º Fórum do Cuidador de Idosos acontece com apoio do vereador Sandro Rebecca
A atenção, cuidado ao idoso e orientações sobre a atividade de cuidador foram tema de debate no CEPROVI nesta semana, durante o 2º Fórum do Cuidador de Idosos de VINHEDO, evento organizado pelo vereador Sandro Rebecca (PDT), pela enfermeira Fernanda Sanchez e pela cuidadora Simone Gazoni. Com a participação de especialistas, o fórum, realizado anualmente, promoveu o debate entre profissionais da área, tratando das peculiaridades da profissão.
Compôs a mesa ao lado de Sandro Rebecca a empresária vinhedense Meire Paula Fonseca, dona de uma empresa de home care; a professora Marta Fontenele, que tratou dos cuidados com o cuidador; a professora Diva Moraes, que abordou a relação emocional e luto na profissão; e Francinete Paulo de Medeiros, palestrando sobre dinâmicas vivenciais que melhoram a eficiência na prática do cuidador.
Além dos especialistas, vários cuidadores de idosos e profissionais da saúde e assistência social prestigiaram o evento, assim como alunos do curso técnico em administração do CEPROVI.
Ao abrir o evento Sandro Rebecca deu um recado aos alunos, lembrando que ao acompanhar o Fórum teriam uma lição prática sobre gestão de pessoas. Tanto na perspectiva de um administrador de empresa, como na visão de funcionários contratados e acima de tudo na visão do cliente (idoso no caso). Sobre a profissão de cuidador, o parlamentar enfatizou que o futuro próximo de nosso país passará pela necessidade de profissionais cuidadores. “Conseguir manter um idoso em uma família, bem cuidado, gera benefícios a todos. Ao governo, com a redução de custos na saúde. Aos familiares com a oportunidade de uma vida com qualidade e também para os idosos, que poderão aproveitar a velhice. Uma política pública que pense o futuro é a garantia de uma longevidade na vida das pessoas”.
Curso de Cuidador (CEPROVI)
Já estão abertas as matrículas para mais uma turma do curso de Cuidador de Idosos oferecidos pelo CEPROVI. As matrículas devem ser feitas na própria secretaria do CEPROVI, de segunda à sexta, das 08h às 20h.