VINHEDO: A Salada política de Vinhedo

a09-cor

Não é só o clima que anda confuso em VINHEDO. Na política também a coisa anda um tanto estranha, com muitos ‘balões de ensaio’ (boatos), ilações, notícia falsa, e muita conversa jogada fora nos microfones, nos bastidores, e na mídia local. O assunto que dominou a semana foi a ida da vereadora Marta Leão para assumir o comando do PSB e ser a pré-candidata do partido à Prefeitura da cidade nas próximas eleições. Mas essa mudança está esbarrando no fato de o PSB ser até então aliado do governo Jaime Cruz (PV), provável adversário
de Marta e que chegou a ser sondado para o PSDB, o que acabaria com a pré-candidatura do médico e vereador Dario Pacheco, que já admitiu (veja matéria abaixo) ser vice de Jaime caso ele saia disparado nas pesquisas até bem próximo das eleições.
OS QUATRO MOSQUETEIROS
Como Marta Leão é uma ferrenha oposicionista, o atual presidente da sigla, Toninho Falsarella, secretário de Transportes e Defesa Social, já admitiu que se o partido for para a oposição, Marta vai enfrentar as pré-candidaturas dele, do Márcio Melle, presidente da Câmara, do vereador Paulinho Palmeira e do Adriano Corazzari, secretário de Administração. Eles também tem o direito de serem pré-candidatos à prefeito pelo PSB, além de Marta. Mas caso a diretoria provisória seja dissolvida pelo Diretório Estadual, os quatro mosqueteiros situacionistas e mais uma boa parte dos 250 filiados do PSB desembarcarão no PSD de Marcos Ferraz, que com tantos pré-candidatos, vai ter certa dificuldade de ele mesmo também lançar a sua pré-candidatura. Por falar em Marcos Ferraz, o presidente do PSD divulgou nota à população na qual enfatiza que a vereadora Marta Leão teve suas posições políticas respeitadas e o partido manteve-se absolutamente independente da Administração atual, dando à vereadora toda a liberdade para agir de acordo com suas convicções. “Nos últimos seis meses, estreitamos o relacionamento entre a vereadora, o comando municipal, estadual e nacional do partido e sedimentamos um acordo para sua permanência na legenda, com todas as garantias de sua futura candidatura à Prefeitura nas eleições de 2016, com total apoio de todas as esferas partidárias. No entanto, na última semana, fomos comunicados pela vereadora de que ela se desfiliará do PSD para ser candidata por outro partido. Desta forma, como presidente do PSD de Vinhedo, quero agradecer a vereadora Marta Leão pelo período que foi filiada ao PSD de Vinhedo e desejar-lhe boa sorte em sua empreitada”. Já o PMDB se mexe na ‘moita’, só filiando gente de peso da política local, mas sem demonstrar suas reais intenções, se à Prefeitura ou à vice ou cargos do primeiro escalão que já possui, o que não quer dizer muita coisa, pelo andar da carruagem.
‘PSÓ’
E tem o DEM, que pode ser o ‘estepe’ de dr. Dario, caso Jaime saia da ‘toca’ e assuma de vez sua ‘plumagem’ tucana. Já Kalu Donato não esquece o prato em que comeu por um mandato e ameaça sair mais uma vez no encalço da Prefeitura. Resta ainda a paixão solitária do PSOL pelo poder, que esbarra no radicalismo sectário de suas teses ultrapassadas, e que ficará ausente de coligações.
Portanto, está formado o furdunço, esta ‘salada mista’, pois todo mundo na política vinhedense parece mais que um. E haja ‘cacimba’ para caber tanta salada. E que a seara dê bons frutos!

468 ad