VINHEDO: Ações sobre a importância da prevenção do câncer do colo de útero
Na última quarta-feira, 11, a Praça Sant’Anna de VINHEDO recebeu uma ação para chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer do colo de útero.
Funcionários da Secretaria de Saúde orientaram as mulheres sobre a necessidade de visitar regularmente o médico ginecologista para a realização do papanicolau, exame capaz de diagnosticar alterações no colo do útero. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é o HPV (Papiloma Vírus Humano).
Mutirões de papanicolau
O câncer de colo do útero é uma das doenças que mais atingem as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 16 mil novos casos por ano no país.
Mas a prevenção desta patologia requer medidas simples, como o uso regular de preservativo e a realização anual do papanicolau. “Os preservativos podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo, assim como o papanicolau feito nas consultas ginecológicas ou nos mutirões que realizamos com frequência”, explica o secretário José Luis Bernegossi.
Por isso, ainda neste mês de março acontecerão dois mutirões de papanicolau aos sábados. O primeiro será no dia 21, na UBS do Planalto e o segundo está marcado para o sábado seguinte, 28, no Centro de Atenção a Saúde da Mulher (Casm). Ambos acontecerão entre 8h e 12h.
Para participar, não é preciso fazer agendamento antecipado ou levar pedido médico. Basta a mulher que já iniciou a atividade sexual ir a um dos dois locais nas datas dos mutirões.