VINHEDO: Adulteração de radar no Portal é hipótese levantada

O radar é um aparelho que multa o infrator do limite de velocidade, e é considerado um vilão que comete supostas e frequentes injustiças aos motoristas desavisados, sendo impopular e odiado em qualquer pista ou cidade. Notícia de que um radar está com defeito ou aferição atrasada já é motivo para muita gente ficar feliz, mas nos dias de hoje é caso raro, pois a tecnologia utilizada atualmente quase não permite falhas. Depois que o radar do Portal de VINHEDO foi lacrado, por estar ‘desregulado’ 9 km por hora abaixo do limite que apresenta, ou seja, de 30km/h para 21 Km/h,  um mistério surreal surgiu novamente em VINHEDO. Segundo o gestor regional do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) em Campinas, Rogério Nogueira da Silva, que constatou a adulteração no referido equipamento com cerca de 9km de diferença para menos, o fato é algo raríssimo, e que pelo menos nos últimos dez anos jamais ocorreu nas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “No ato da fiscalização constatamos que havia a falha, e de que pessoas foram autuadas indevidamente. Mas a empresa responsável está muito preocupada, pois prejudicou a população sem a intenção. Estas empresas não procuram lesar ninguém, pois a multa para elas pode custar mais de R$ 1 milhão e 200 mil. Mas esse caso em específico é raríssimo. Nestes dez anos que estou no IPEM é a primeira vez que vejo esse tipo de irregularidade, pois é muito difícil acontecer“, afirmou o gestor do IPEM à rádio CBN.
Segundo a Secretaria de Transportes e Defesa Social de VINHEDO, na pessoa do secretário Júnior Vendemiatti, os radares de VINHEDO são aferidos frequentemente pelo IPEM, mas a Secretaria também fez 22 inspeções nos últimos 11 meses, somente no radar do Portal. “Este trabalho de vistoria nos radares tem sido muito elogiado pelo IPEM regional. É um mistério o que aconteceu, pois até o IPEM ficou surpreso, pois eles fizeram quatro inspeções este ano, e nunca houve uma desregulagem deste porte na região. Estamos conversando diariamente com a empresa e acredito que deve haver uma explicação lógica para isso. Mas as pessoas que foram multadas no dia da constatação da irregularidade tiveram as suas multas anuladas. Quem foi multado nos outros dias pode procurar a JARI (Junta Administrativa de Recursos e Infrações) e apresentar as suas reivindicações”, explicou.

A empresa Sentran, responsável pelos radares em VINHEDO, confirmou ontem, sexta-feira (10), que após defesa realizada junto ao IPEM, o aparelho do Portal foi liberado para operar, e assim que o instituto fizer uma nova aferição ele volta a funcionar. “Todos os radares que nossa empresa operacionaliza são constantemente inspecionados pelo IPEM, e neste caso do Portal, sempre foram aprovadas. O que ocorreu em VINHEDO causa estranheza, e leva a hipótese de adulteração proposital ou violação de má fé. O IPEM está verificando isso também. Mas abrimos um procedimento investigatório para apurar o porque desta falha, pois a diferença é extrema. Nunca houve denúncia deste tipo“, comentou a direção da Sentran,  em entrevista à FOLHA.
Como a Prefeitura de VINHEDO  está reformando o Portal da Cidade, é bem possível que o radar seja retirado do local e transferido para outro trecho da Av. Apparecida Tellau Seraphim.

468 ad