VINHEDO: Aluguel de carros tira clima de Carnaval, mas deixa cheiro de ‘lança’ no ar da Câmara

Port falou do lança perfume

Port falou do lança perfume

Ainda contaminada com o ‘espírito’ do Carnaval, a 86ª Sessão Ordinária realizada quarta-feira (de cinzas), 18, na Câmara Municipal de VINHEDO teve risadas rasgadas dos vereadores e do público quando foram lembrados os carnavais passados com suas marchinhas cheias de lirismo e muito ‘lança perfume’ no ar, que, aliás foi proibido pelo finado ex-presidente Jânio Quadros. Mas a gargalhada foi geral quando o coronel vereador Hamilton Port assumiu de público que ‘experimentou’ o solvente agora proibido. “Cheirei ‘lança perfume’ sim no passado, para experimentar, mas é claro que parei, do contrário não estaria aqui festejando com vocês”. O vereador Port comemorou no dia anterior 73 anos de profícua existência.

FESTA DA UVA

Elogios e críticas à realização da Festa da Uva. Por um lado coube Moção de Aplausos para os envolvidos na realização do Desfile de Cavaleiros e para a comissão organizadora da 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho que para o vereador Dario Pacheco (PSDB) “É um orgulho para o município. Quero parabenizar o prefeito Jaime Cruz, o secretário de Cultura, Wagner Pavarin e, especialmente, os nossos artistas, a Corporação Musical de VINHEDO do maestro Gessé, a Dinamar Depret, os locutores, os produtores de uva, os artesãos, e a nossa culinária que atrai muitos turistas”, comemora.
Por outro lado, como sempre, a ‘oposição’ voltou a bater duro na Festa da Uva querendo impor o seu modo de fazer a festa. Rodrigo Paixão afirmou que vai apresentar um modelo melhor e mais adequado para a Festa da Uva, já que a bancada do PSOL, segundo ele, vai apontar uma ‘saída’ para os gastos do evento, pois o modelo que adota na cidade é decadente. “Esse tipo festa é ultrapassado e nos leva a um evento estritamente comercial, já que não atende outros papéis como o estímulo à agricultura familiar e economia aos cofres públicos”, continuou Paixão.

ALUGUEL DE CARROS

O que tirou um pouco o clima carnavalesco da sessão foi o problema da falta de carros constatada em algumas unidades da Administração Municipal com alguns servidores ficando impossibilitados de trabalhar por falta de transporte para os locais de trabalho. A ‘oposição’, como sempre, bateu duro no governo de Jaime Cruz chamado abertamente de “incompetente”, como é a praxe dos opositores que está contaminando alguns ‘situacionistas’ adeptos do ‘fogo amigo’ e de dar tiro no próprio pé. “Ou é incompetência ou é burrice o que está acontecendo com os carros alugados pela Prefeitura”, disparou Rodrigo Paixão (PSOL). Marta Leão (PSD) apresentou fotos de um pneu gasto apenas de um lado e que, segundo a vereadora, é por causa da “economia burra” que não faz o alinhamento e nem o balanceamento dos pneus depois de trocados. Mas coube ao vereador ‘Nil Ramos'(PROS) esfriar um pouco os ânimos exaltados dos oposicionistas, como sempre mal informados e sem respeito algum. ‘Nil’ explicou o contrato de aluguel de carros para com a Prefeitura Municipal de VINHEDO: “Nesta tarde falei com o secretário Adriano Corazzari sobre a retirada de alguns veículos da Prefeitura. Questionei o motivo e se todos os veículos seriam retirados. Ele me disse que no dia 31 de janeiro venceu este contrato e a nova frota de carros 0 Km chegará em breve, no máximo em 30 dias. Já está tudo licitado, faltam apenas os trâmites burocráticos terminarem. Novos carros logo estão aí e quem sabe mais virão”, expôs ‘Nil’, calando os ataques de Rodrigo e Valdir, que estavam desinformados sobre o assunto.

BLOCOS E VIADUTO

Entre as 13 moções apresentadas na noite de quarta-feira e aprovadas por unanimidade, destaque para as que homenagearam diversos blocos carnavalescos de VINHEDO, entre os quais o bloco político apoiado pelo PSOL, Bloquete, o bloco Turma do Funil, Mossoró, e a Banda Galo Vermelho. Três Moções de Apelo foram apresentadas pelos vereadores Ana Genezini e Val Souza (ambos do PTB) com o mesmo objetivo, a construção de viaduto sobre a Rodovia Anhanguera, interligando os bairros Jardim Eldorado e Bela Vista, na região da Capela, uma para o governador Geraldo Alckmin e as duas outras, uma para os deputados estaduais Campos Machado (PTB) e Gilmaci Santos (PRB), e a outra para os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB), Luiz Lauro (PSB) e Roberto Alves (PRB).
Os blocos também foram homenageados pelo vereador Edu Gelmi (PMDB): “O Carnaval nos traz alegria, é um momento de lazer. Em VINHEDO vimos organização, tranquilidade, pessoas pacíficas. A gente espera que o Carnaval possa crescer mantendo esses blocos e criando novos blocos para melhorarmos cada vez mais o Carnaval vinhedense. Quero aproveitar para cobrar o Desfile de 7 de Setembro, porque são dois anos que não acontece mais na cidade”.

IMIGRAÇÃO ITALIANA

Uma Moção de Congratulações foi apresentada pelo vereador Júnior Choca em homenagem à AIVI (Associação Italiana Vinhedense) pelo transcurso do Dia da Imigração Italiana no Brasil, comemorado em 21 de fevereiro e que tem como presidente o empresário Julliano Douglas Gasparini. Já a vereadora Marta Leão apelou através de Moção ao prefeito Jaime Cruz a fim de assegurar a presença da função de cuidador aos alunos com necessidades de apoio específico no cotidiano escolar, deixando bem claro a diferença entre cuidador e monitor. De Apelo também foi a Moção apresentada pelo vereador Rodrigo Paixão ao Centro de Distribuição dos Correios em VINHEDO para que sejam tomadas medidas no sentido de evitar o atraso de entrega de correspondências. Paulinho Palmeira e Ana Genezini apresentaram Moção de Congratulações à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes pela realização das atividades religiosas e festivas em comemoração à Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.

ORDEM DO DIA

Requerimento nº 1/2015 dos vereadores Rodrigo Paixão e Edu Gelmi foi aprovado por unanimidade, e solicita os comprovantes de pagamento das contas das linhas telefônicas instaladas na Unidade de Pronto Atendimento. Já o Projeto de Lei nº 2/2015 que denomina a rua às margens da Rod. Anhanguera, na lateral da indústria Rogefran, Estrada da Capela, de “Simão Amstalden” foi o aprovado por unanimidade.

Sessão estava quase vazia

Sessão estava quase vazia

 

468 ad