VINHEDO: Alunos do EJA impedidos de assistir às aulas pedem socorro à Câmara

“São alunos, cidadãos que precisam de apoio e de compreensão no que se refere ao transporte público em VINHEDO” – Rubens Nunes
Um grupo de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que assistem às aulas no Colégio Integração, no centro de VINHEDO, por causa do deficitário serviço de transporte fornecido pela empresa Rápido Luxo, chegou atrasado por cinco minutos ao colégio e foi impedido pelo diretor de assistir às aulas, diretor o qual alegou que o horário de entrada é às 19h.
O grupo não conseguiu convencer o diretor explicando que a causa principal do atraso é o descaso que a Rápido Luxo tem para com a população de VINHEDO. Segundo os alunos, havia uma tolerância de 10 minutos, que foi reduzida para 5, o que torna quase impossível, para quem depende de transporte coletivo, chegar no horário estipulado.
SOCORRO À CÂMARA
Sem alternativa, diante da intransigência do diretor do noturno, professor Odilon, em ouvir os argumentos dos alunos com relação ao problema do transporte coletivo, eles resolveram procurar a Câmara com o intuito de, junto aos vereadores, buscar uma solução para o problema de modo que não fiquem ainda mais prejudicados por causa de serem impedidos de assistir às aulas cada vez que chegam atrasados.
APOIO DE VEREADORES
Ciente do caso, o vereador Rubens Nunes (PR) externou sua indignação com o ocorrido, comentando ser um absurdo a proibição de entrada na sala de aula do E.M. Integração de alguns alunos simplesmente por alguns minutos de atraso. “VINHEDO é uma cidade gostosa de viver, mas é uma cidade cara. Muitos jovens trabalham para ajudar os pais e, utilizam o estudo do EJA à noite. Sem alternativa, sem diálogo, os alunos, reconhecendo o trabalho dos vereadores, vieram até a Casa do Povo onde foram muito bem recebidos, mas não concordamos com a posição do diretor Odilon, do noturno do Integração, que não deixou os estudantes entrarem na sala de aula por causa de alguns minutos de atraso. São alunos, cidadãos que precisam de apoio e de compreensão no que se refere ao transporte público em VINHEDO. Para mim faltou bom senso e o entendimento da importância e do empenho desses alunos em estudar. Como vereador, não concordo com essa atitude, acho que a Secretaria de Educação tem que tomar medidas a respeito deste problema”, opina.
CARTEIRA PARA ATRASOS
Conversando com a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti, a mesma declarou que o problema é pontual, e informou que os alunos com problemas para chegar no horário devem procurar a secretaria do Integração para expor o seu caso e, dependo do mesmo, receber uma carteira que permite ao aluno adentrar a escola mesmo chegando atrasado, resolvendo de forma prática e simples o problema. Claudineia reconhece que a queixa principal dos alunos é com relação à má qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária.
ESCOTEIROS CONTRA A DENGUE
Por falar em apoio à cidadania, no caso dos grupos de escotismo de VINHEDO, o Grupo Escoteiro Capela 264º e o Grupo Escoteiro VINHEDO 164º são os cidadãos que prestam ajuda à municipalidade. E por causa disso, os mesmos foram homenageados com uma Moção de Congratulações na 90ª sessão ordinária realizada segunda-feira, 16, às 18h na Câmara Municipal em função do excelente trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal no combate ao mosquito aedes aegypti, o qual avança na cidade provocando inúmeros casos de dengue. A contribuição dos escoteiros se dá através da abordagem da população no sentido de colaborar de forma mais efetiva nos cuidados preventivos à proliferação do referido mosquito. Desse modo estiveram atuando, sábado, 14, na Praça Sant’Anna e na Feira da Capela. No próximo sábado, 21, os integrantes do Grupo Escoteiro VINHEDO 164º farão nova abordagem à população perto dos supermercados Infanger, Russi e também da Casa de Carnes da Villa João XXIII. Outros locais serão contemplados com o trabalho dos escoteiros.
O médico e vereador Alexandre Viola (PPS) opinou: “gostaria de reforçar que a campanha de prevenção à dengue tem que ser uma luta contínua, não dá para esperar os casos chegarem, temos que trabalhar antes, na prevenção”.
ESPAÇO DO REPRESENTANTE
No Espaço do Representante esteve presente o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de VINHEDO (ACIVI), Edvaldo Piva, que discursou apresentando a nova diretoria empossada na segunda-feira, 2. “Sabemos que a Câmara Municipal sempre desempenhou um papel fundamental em prol da indústria e comércio de nossa cidade, realizando junto ao Poder Executivo diversas parcerias com o intuito de incrementar o mercado local, proporcionar empregos e renda ao município. Observando o caráter essencial dessa proximidade de trabalho conjunto, fazemos o uso deste espaço com a intenção de reiterar a necessidade dessa parceria e desde já convidar os vereadores a conhecerem as dependências e novos projetos da ACIVI. Trazemos como norte desta gestão o lema Expansão e Integração, o qual traduz estritamente nossa meta para os próximos anos”.