VINHEDO: Após incêndio criminoso em escola, Prefeitura inicia recuperação do prédio
A Prefeitura de Vinhedo fará o remanejamento dos alunos das oito salas de aulas de ensino fundamental I do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, na Capela, que tiveram a estrutura do telhado atingida por um incêndio provocado na madrugada do último sábado, 16. As chamas também destruíram as instalações do pátio recreativo.
No dia seguinte, no domingo, 17, o prefeito Jaime Cruz esteve no local e se reuniu com a direção da escola para a definição de estratégias que evitem prejuízos escolares para alunos e familiares.
A ação deixou a escola totalmente destruída. Imagens da câmera de segurança do CIC Eduardo Von Zuben foram cedidas à Polícia Civil, que realizou a perícia no local e apurou que se tratou de um ataque criminoso ao estabelecimento de ensino. Com a análise das imagens, três menores de idade suspeitos foram identificados, apreendidos pela Guarda Civil Municipal, e apresentados na Delegacia, onde foi estabelecido o flagrante continuado por incêndio criminoso. Os jovens foram encaminhados à Vara da Infância e da Juventude de Vinhedo, onde, de acordo com o parecer do juiz, irão responder em liberdade assistida. Dois dos menores já respondiam a outros processos em liberdade assistida (medida judicialmente imposta, de caráter socioeducativo, a ser cumprida em meio aberto, sem que o jovem tenha privação de sua liberdade, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, aplicável aos adolescentes considerados autores de atos infracionais).
Enquanto os materiais eram recolhidos por equipes da Secretaria de Serviços, pais buscavam informações, como o pai de Lucas, de 7 anos, aluno do 2º ano D. “A gente não sabe o que fazer, os autores desse crime devem responder pelo que fizeram, não podem ficar impunes”, disse Cássio José Marin. Simone de Fátima Alves da Silva, mãe da aluna Gabriela, de 8 anos, disse estar inconformada. “Eu soube por uma vizinha do que tinha acontecido e vim até aqui confirmar, mas ainda não consigo acreditar, é muita maldade”, afirmou.
Foram retiradas 118 carteiras escolares, 121 cadeiras e seis mesas de professor totalmente destruídas no incêndio. O prefeito determinou que a Secretaria de Obras faça o levantamento dos custos para a reconstrução da parte afetada.
VOLTA ÀS AULAS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA
Os alunos da Rede Municipal de Educação vão retomar as aulas na próxima quarta-feira, 27, e o funcionamento da EM CIC Eduardo Von Zuben, localizada na Capela, ocorrerá normalmente, sem comprometer o andamento das atividades escolares.
NOVO PLANO DE COMBATE AO VANDALISMO
Em reunião realizada na segunda-feira, 18, o prefeito Jaime Cruz anunciou um novo plano de combate aos atos de vandalismo no município. Em menos de uma semana outras quatro áreas públicas foram danificadas, além do incêndio no pátio que dá acesso às salas de aula dos alunos do ensino fundamental I, da Escola Municipal CIC Eduardo Von Zuben no sábado, 16. Bancos usados para lazer da população foram retirados e arremessados dentro da Represa I, na segunda-feira, 18, dia da reunião.
Na semana passada foram mais três atos de vandalismo. No Centro Esportivo Carlos Luiz Saltori, no Jardim São Matheus, a caixa de energia foi destruída e a fiação elétrica foi roubada. Por conta disso, as aulas das escolinhas esportivas e a utilização das piscinas foram suspensas. Os treinamentos das equipes de handebol tiveram que ser transferidos para a Capela. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Casa Verde a fechadura de uma das portas foi arrombada, mas nada foi levado. Outro ato de vandalismo ocorreu no Centro de Educação Infantil (CEI) Branca de Neve, que foi invadida à noite e as paredes foram pichadas com tintas que estavam no local para serem usadas na manutenção da escola.
Em todas as ocorrências, representantes da Prefeitura registraram boletim de ocorrência e esperam que os responsáveis pelos atos de vandalismo sejam punidos. “Não vamos retroceder e admitir que uma minoria destrua o patrimônio construído nos últimos anos em Vinhedo. Repudiamos qualquer ato de vandalismo realizado em prédios públicos e por isso montamos uma comissão para trabalhar e acompanhar ocorrências deste tipo”, afirmou Jaime Cruz, durante a reunião que contou com a presença dos secretários municipais Erica Pin Pereira (Saúde), Kaity Berlini (Educação), Adriano Corazzari (Governo), Toninho Falsarella (Transporte e Defesa Social), Adriano de Souza (Esporte e Lazer), José Luis Bernegossi (Habitação), Eduardo Galasso (Obras), comandante da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Osmir Cruz, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Rogério Levy, e o diretor de TI da Prefeitura, Clemerson Costa.
Entre as ações anunciadas está o aprimoramento do projeto de câmeras de segurança já existentes nos prédios educacionais e de saúde, além da implementação do sistema nos centros esportivos. Também será implantado sistema de alarme presencial, que será acionado na sede da Guarda Civil Municipal de Vinhedo.
Um ‘botão de pânico’ também será instalado em todas as escolas municipais da cidade. Em momentos de emergência funcionários da secretaria das escolas poderão acionar o botão, que estará interligado ao sistema de emergência da Guarda Civil Municipal de Vinhedo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o acionamento, os dois setores encaminharão equipes de emergência para atendimento dos alunos e funcionários das escolas.