VINHEDO: Articulação do prefeito traz PMDB de volta

a19- Edu Gelmi_cred RFN

Depois de muita discussão, tentativas de acordo e um pronunciamento na Câmara Municipal oficializando o rompimento com o Governo Jaime Cruz, o PMDB voltou atrás. Decidiu recuar estrategicamente e ofereceu aliança e apoio novamente à atual Administração. Em troca, ganhou mais três Secretarias, além da Secretaria Municipal de Serviços (Serm), cujo secretário é o peemedebista Geraldo Rodrigues Froes, o ‘Cidinho’. Com o acordo, o PMDB assume agora  as pastas de Administração e Obras, com Edu Gelmi e Glauco Antoniely Ferreira, respectivamente, além da direção da autarquia Saneamento Básico VINHEDO (Sanebavi), com o ex-vereador Danilo Ferraz. Segundo o empresário e líder do partido em VINHEDO, João Marcos Lucas, o rompimento ocorreu no ‘calor das emoções,’ mas houve tempo hábil para uma revisão de posição de ambas as partes. Após uma conversa com o prefeito, na qual o mesmo cedeu as secretarias pleiteadas pelo PMDB, João Marcos decidiu unir a legenda ao atual governo municipal. “Vamos ajudar Jaime a administrar VINHEDO, com seu modo  humilde de ser, agora com um novo formato, sem ligações de continuísmo com o passado. Essa é a nossa proposta”, afirmou.
Conversas nos bastidores políticos dão conta que o prefeito já havia confidenciado que pretendia fazer essas alterações no seu secretariado, com vistas a fortalecer a sua base, e aproveitou o momento de anúncio do ‘Pacote de Choque de Gestão’ para trazer o PMDB, uma força política local de peso, para o seu lado.
As alterações nas três Secretarias Municipais e na Sanebavi foram anunciadas na quinta-feira, 12, em sequência ao pacote de boas práticas na administração e as novas metas traçadas pelo governo divulgadas no dia anterior em coletiva de imprensa.
Entre as mudanças anunciadas, a troca na Secretaria de Governo, saindo Pedro Cahum e entrando Adriano Corazzari, que até então ocupava a Secretaria de Administração, que por sua vez agora será ocupada pelo atual vereador Edu Gelmi. Todas as alterações serão concretizadas a partir da próxima terça-feira, dia 17.
“Como disse na coletiva, projetamos uma série de medidas para alterar para melhor a gestão pública face ao momento político, econômico e administrativo do nosso país e região. Estas metas foram traçadas para que a excelência e a qualidade na prestação de serviços públicos, reconhecidos pelo povo vinhedense, possam se manter e até ser ampliados, confirmados pelos ótimos índices que colocam nossa cidade entre as melhores do Brasil. Mas precisamos renovar, sempre em sintonia com esses propósitos. E estes novos parceiros vêm somar neste propósito”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.
Sobre a saída dos secretários Augusto Braccialli (Obras) e José Pedro Cahum (Governo) e do superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim (Canjica), Jaime Cruz reconheceu e agradeceu pela dedicação de todos a frente das secretarias e da autarquia. “Esta saída não é uma ruptura. Pelo contrário. Como sempre digo, governar Vinhedo exige estar acima dos interesses pessoais e de cargos. O pensamento é coletivo. As alterações e a rotatividade são ingredientes decisivos do processo democrático e, sempre com foco no ser humano e no coletivo. Agradeço ao Cahum, ao Augusto e ao ‘Canjica’ pelo trabalho que desenvolveram. E vamos continuar nosso trabalho ao lado dos novos profissionais, com nosso propósito firme para que Vinhedo possa caminhar ainda mais forte e mais humana”, complementou o prefeito Jaime Cruz.
VALDINEI JOVEM VAI FICAR NA CÂMARA
Com a decisão de assumir a Secretaria de Administração, o vereador Edu Gelmi se afastará do cargo parlamentar, e o seu 1º suplente, Cidinho Froes, atual secretário do Serm, terá que pedir exoneração de seu cargo Executivo por um dia para assumir a vaga do vereador e, depois de 24h, renunciar, deixando a cadeira para o 2º suplente de Edu Gelmi, Valdinei Jovem (PMDB).
OS novos indicados
Edu Gelmi foi eleito quatro vezes vereador em Vinhedo (1993/ 1996; 1997/2000 – presidente da Câmara no segundo biênio; 2001/ 2004 e 2013/2016). É empresário do ramo de usinagem e ferramentaria. Também esteve à frente da Sanebavi de 2005 a 2008.
Glauco Antoniely Ferreira, vinhedense nato, casado, é engenheiro civil, e atua há 21 anos no mercado, com experiência em gerenciamento e execução de projetos e obras nas mais diversas áreas.
Danilo Ferraz já foi vereador (2005-2008), é empresário, administrador de empresas, com cursos e experiência na área de gestão pública.

468 ad