VINHEDO: Artista Gustavo Paffaro usa técnica 3D em suas obras e se destaca internacionalmente

“Frank” é uma série de obras de arte polimórficas criadas pelo artista plástico e caricaturista vinhedense Luiz Gustavo Paffaro, que usou a impressão 3D nos estágios iniciais de seu processo para transformar esculturas de barro. A nova técnica projetou Gustavo nas mídias nacionais e internacionais.
Trabalhando com a impressora Pro2 Plus da Raise3D, ele transformou suas ideias em realidade e as ampliou várias vezes, dando às esculturas de barro novas texturas e formas.

A Origem da Obra
“Nada faz mais para acalmar a mente do que um propósito firme – um ponto em que a alma pode fixar seu olhar intelectual.” Citação do livro Frankenstein de Mary Shelley

Inspirado no clássico “Frankenstein” de Mary Shelley, o artista brasileiro Luiz Gustavo Paffaro criou uma série de obras de arte com tema de Frankenstein, incluindo pinturas, esculturas de barro e gravuras.

O “Frank” é uma série de esculturas criadas usando impressão 3D, oferecendo oportunidades para explorar novos desafios para Paffaro. Ao escolher a impressão 3D como meio para criar o “Frank”, Paffaro usou tecnologia de ponta para fazer uma transformação artística da criatura criada pelos experimentos científicos pouco ortodoxos do Dr. Frankenstein no romance de Shelley, “Frankenstein”.

O processo inicial de modelagem da escultura em argila envolveu talento, observação paciente e criação. A escultura tem cerca de 15 centímetros de altura e Paffaro levou cerca de 15 dias para esculpi-la. Paffaro revisitou pinturas anteriores com temas de Frankenstein que ele criou e adicionou mais detalhes à sua escultura de Frank com a intenção de inspirar ainda mais os espectadores.

Desconstruindo e Remodelando
O desafio neste projeto foi inserir técnicas de engenharia reversa em um processo artístico verdadeiramente artesanal para criar obras únicas e de grande escala. A impressão 3D é uma ferramenta valiosa para um artista desconstruir uma escultura e depois remodelá-la.

Para extrair os dados de forma de Frank, Luiz Gustavo Paffaro, com a ajuda do distribuidor brasileiro da Raise3D UP3D, usou um scanner 3D para digitalizar a forma de toda a escultura e obter dados completos, depois refinar os detalhes do modelo usando um computador.
O próximo passo foi desconstruir ainda mais a escultura. Usando o software de fatiamento da Raise3D, os engenheiros do ideaMaker, UP3D converteram a versão digital da escultura em um arquivo de fatia que a impressora 3D pode reconhecer. O ideaMaker possui modelos de parâmetros integrados para diferentes materiais de impressão, portanto, mesmo usuários que não têm experiência com impressão 3D ainda podem ajustar os parâmetros do modelo. Para esta obra, Paffaro utilizou PLA, um filamento ecologicamente correto e biodegradável, pois estava alinhado com o conceito de respeito ao meio ambiente do artista. O ideaMaker fornece modelos de alta precisão para PLA, dando aos modelos um alto nível de precisão.

A função Textura incorporada ao ideaMaker permitiu que Paffaro aplicasse várias texturas à superfície do modelo. Paffaro adicionou uma textura de mármore ao modelo, resultando em uma textura diferente em relação à escultura original em barro. Paffaro afirmou: “É incrível como a impressão 3D imita o mármore. Fiquei impressionado quando vi o modelo final. Com esta peça, a UP3D convenceu-me que todo o processo funciona na perfeição!”

Imprimindo e reproduzindo
Para os artistas, a impressão 3D tornou-se uma ferramenta única para expandir seu poder criativo. Desta vez, Paffaro fez uso da impressora 3D profissional Pro2 Plus da Raise3D para recriar o trabalho de Frank com novos materiais. O volume de impressão de 305 x 305 x 605 mm (12 x 12 x 23,8 polegadas) do Pro2 Plus pode acomodar esculturas de grandes dimensões. Após mais de 200 horas de impressão, o modelo perde a aparência de argila gelada e obtém uma textura arejada e um fino acabamento em mármore. Como uma impressora 3D de nível profissional, a impressora Pro2 Plus possui alta resolução de impressão e precisão de posicionamento incomparáveis. O menor diâmetro do bocal desta impressora 3D de extrusora dupla é de 0,2 mm e a menor altura da camada de impressão é de apenas 0,01 mm, o que produz perfeitamente as dobras e os fios do Frank. Com recursos e capacidades como os encontrados no Pro2 Plus, os artistas podem incorporar a impressão 3D em seus processos para produzir trabalhos de alta qualidade.

Mídia e Diálogo
A impressão 3D pode ser usada como um novo meio artístico, permitindo que as obras de arte adquiram uma estética pós-industrial. Para os artistas, a maior vantagem da impressão 3D é criar um canal de diálogo “ideia-objeto”. A impressão 3D economiza aos artistas o processo de modelagem repetida, permitindo que eles obtenham suas próprias ideias materializadas em apenas algumas horas. Isso não é possível com nenhuma tecnologia de fabricação subtrativa. A gama de impressoras 3D da Raise3D oferece maior precisão, tamanho de impressão maior e serviços de suporte, permitindo que artistas sem formação técnica usem facilmente a tecnologia de impressão 3D. A tecnologia da impressora 3D pode ser usada como outro método para criação de arte, permitindo que os artistas trabalhem com limitações e obstáculos com resultados de qualidade.

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo PAFFARO é brasileiro, nascido em Vinhedo, e desde 1997 se dedica profissionalmente às Artes. Como publicitário, trabalhou para grandes agências como Y&R, Tigre, Motorola, etc. Com sensibilidade, de forma pessoal e original, suas criações são autênticas, carregando sua personalidade amigável e bem-humorada. Em tudo o que faz – esboços, telas, caricaturas – alcança uma conexão objetiva com o cotidiano, transmitindo sua essência com cores e linhas de forma única, esta é sua marca pessoal.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Luiz Gustavo PAFFARO, acesse https://www.paffaro.com/.

(Fonte:RevistaRaise3D/GustavoPaffaro/Da Redação FOLHANOTICIAS)

468 ad