VINHEDO: Associação Italiana comemora 119 anos com reabertura do Memorial do Imigrante
A Associação Italiana Vinhedense (Aivi), em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de VINHEDO, e empresas colaboradoras, comemorou o aniversário de 119 anos e a revitalização do Museu do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ na sexta-feira (25). Um evento simbólico marcou a ocasião, com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de VINHEDO, Dr. Dario Pacheco, o presidente da Associação, Juliano Gasparini (filho de Tuto), secretários e os vereadores Rubens Nunes (Podemos) e Nilton Braghetto (PTB), este último presidente interino do Legislativo e também um dos diretores da Aivi. O secretário de Cultura, Renato Romaneto, que deu o pontapé inicial para a recuperação do prédio e de toda estrutura, foi o anfitrião, e fez a abertura do evento simbólico, que respeitou todas as medidas restritivas de aglomeração e normas de higienização.
Em breve, o local terá novamente exposições e eventos, assim que for controlada a Pandemia e reduzidas as medidas de isolamento na Região e no estado de São Paulo.
Vale lembrar que o “batismo” do mais importante patrimônio cultural da cidade com o nome de Tuto só foi possível com a aprovação na Câmara do Projeto de Lei 29/2020, de autoria de Rubens Nunes. Falecido em agosto de 2011, Tuto Gasparini foi presidente da Associação Italiana, fundador e presidente da Associação Comercial e Industrial de VINHEDO (Acivi) e por duas vezes presidente do Lions Clube.
Juliano lembrou em seu discurso que, além da revitalização do Museu do Imigrante, o dia 24 de junho também marca outros dois fatos importantes. “Hoje ainda é o aniversário de 119 anos da Associação Italiana Vinhedense e comemoramos o Dia do Imigrante”, disse Juliano. “É uma grande emoção podermos revitalizar este espaço, que homenageia o meu pai”.
Inês Gasparini, viúva de Tuto, também estava emocionada com a entrega simbólica do Museu. “Isso é um grande orgulho para a família. Meu marido deve estar feliz com a homenagem. Teve muito mérito pelo trabalho que fez em prol de VINHEDO”, emendou. O secretário de Cultura, Renato Romaneto, deixou claro sua felicidade em ver o Memorial, reaberto após seis anos. “É uma honra ver este espaço sendo utilizado novamente e com o propósito de preservar as raízes e a origem dos ancestrais vinhedenses, os imigrantes que fundaram esta terra, com muito suor e trabalho. Parabéns Associação Italiana e todos os seus associados, pelo apoio e por tudo que fizeram por Rocinha/Vinhedo”, disse o Romaneto.
O prefeito Dr. Dario Pacheco afirmou que o Museu do Imigrante valoriza o turismo da cidade. “O Tuto foi uma personalidade especial para a cidade, que precisa valorizar sempre os seus pontos turísticos. Esta é uma ‘indústria’ que não tem chaminés e que traz emprego e renda para nossos cidadãos”.
O vereador Rubens Nunes lembrou que Tuto Gasparini foi seu vizinho de comércio. “Por sua trajetória, nada mais justo e honroso que o homenageemos dando seu nome ao Museu, um cartão postal de nosso município”, ressaltou o parlamentar.
Segundo o diretor da Associação, Francisco Consolo, VINHEDO nasceu do trabalho das famílias italianas, que vieram para cá para vencer na vida e fazer a cidade crescer. “Temos que dar valor aos nossos antepassados. Quanto ao Tuto, ele era um amigo dinâmico, muito trabalhador e que não poupava esforços para fazer a Associação Italiana ser o que é hoje. Tuto deixou bastante saudade”, comentou.
PARCEIRO
Um dos parceiros da entidade na revitalização do Museu do Imigrante, Antonio Carlos Pedroni, importador de vinhos e detentor da marca “L’aretuseo”, veio para VINHEDO há 11 anos, tendo saído de Catanduva. “A cidade é o berço da colonização italiana na Região. É um prazer estar aqui e colaborar com este importante patrimônio do município. Tenho grande simpatia pelo Memorial”, declarou.
Com 92 anos de idade, 20 deles vividos no “Principado”, Odyr Loya Magalhães foi convidado para participar do evento simbólico devido à Pandemia. Isso porque ele presenteou a cidade com maquetes feitas pelo próprio Odyr de vários pontos turísticos importantes, como o Portal do Imigrante e o Parque Municipal Jayme Ferragut, além dos prédios da Prefeitura e da Câmara. Odyr, nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, não chegou a construir a maquete do Museu, mas participou da solenidade e viu alguns de seus trabalhos ali expostos. “Estou muito feliz por estar aqui. O Memorial do Imigrante é um dos principais pontos turísticos de VINHEDO, além de ter importância artística e cultural para a Região”, completou.
HOMENAGEM AOS IMIGRANTES
O prefeito de VINHEDO, Dr. Dario Pacheco, anunciou, em seu discurso de congratulações ao aniversário da Associação, a revitalização total do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini, e que vai nomear uma comissão para estudar as famílias de imigrantes pioneiras do município para homegeá-las em espaço dentro do recinto, com placas e história de cada família que ajudou a fundar Rocinha e posteriormente VINHEDO.
A ideia do chefe do Executivo é eternizar, através de fotos e informações, os imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Uma galeria de fotografias vai ser criada no espaço principal do Museu, sem prazo definido. “VINHEDO teve um grande número de pessoas vindas da Itália, Espanha, Portugal, Suiça, Alemanha e de outros países que muito ajudaram nossa cidade a ser o que é hoje. Esta galeria vai fazer uma justa homenagem a todos estes imigrantes”, explicou Dr. Dario.
O trabalho deve começar com a localização de parentes vivos destas famílias. Em seguida, virão entrevistas com os parentes dos pioneiros, levantamento de dados e coleta de fotos. A Associação Italiana Vinhedense apoia esta iniciativa.
FEDERAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES
No evento simbólico desta sexta-feira também surgiu a ideia da criação de uma Federação das Associações de VINHEDO, englobando todos os segmentos (indústria, comércio, serviços diversos, turismo etc).
Orlando Célio Campovilla, presidente da Associação Vinhedense de Turismo (Avetur), também é parceiro da Associação Italiana e membro da Associação dos Vitivinicultores de VINHEDO (Avivi). Segundo ele, o primeiro passo para amadurecer a ideia da Federação das Associações é realizar o chamamento destes parceiros em potencial. “Queremos que todas as entidades se reconheçam e possam lutar juntas por objetivos comuns, que gerem mais benefícios e bons negócios para todos os envolvidos”, revelou Orlando. A ideia está sendo compartilhada com vereadores Nilton Braghetto e Rubens Nunes, que ajudarão nos trâmites administrativos e jurídicos.
Estiveram presentes no evento, além de ‘associados italianos’ representantes de instituições como Acivi (Associação Comercial e Industrial de VINHEDO), Aevi (Associação Empresarial de VINHEDO), Associação dos Artesãos de VINHEDO, Aprovin (Associação dos Produtores de Vinho de VINHEDO), Avivi (Associação dos Vitivinicultores de VINHEDO), Avetur, Lions e Rotary.
Na oportunidade, autoridades receberam o vinho produzido pela Família Baccetti, produto oficial da Associação, e pacotes do macarrão Sant’Ana, primeira fábrica e pastifício da cidade, em atividade há 109 anos, pertencente à família Canella, também associada da Aivi.
Todos foram presenteados com vinhos italianos, importados pela empresa L’aretuseo, parceira da Aivi. Ao final, o prefeito Dr Dario recebeu a flâmula da Associação, em sinal de amizade entre o Poder Público e a Associação Italiana, e foi empossado como sócio honorário, assim como o secretário de Cultura, Renato Romaneto. E como não podia deixar de ser um evento típico italiano, mesmo em tempos de Pandemia, o músico Jorge Cirilo, tocou ao saxofone, inúmeras músicas típicas italianas.
O Memorial do Imigrante Tuto Gasparini abriga, desde 1 de junho, a Central de Informações Turísticas e exposições itinerantes, além da diretoria de Turismo, tendo à frente o vinhedense Heitor Gaudenci, também associado da Aivi, e um dos incentivadores da recuperação do Memorial. A Central, que ficará aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, é o espaço para divulgação e promoção do turismo de VINHEDO, com acolhida aos visitantes, entrega de folders e exibição de vídeos sobre as atrações da cidade.
(Texto:Paulo Behr – Redação FOLHANOTICIAS/Imagens:FN10/Inês Gasparini)