VINHEDO: Associação Italiana comemora Dia do Imigrante Italiano com reabertura das atividades do Memorial do Imigrante
A ssociação Italiana Vinhedense, instituição mais antiga de VINHEDO, em atividade há 117 anos, realizou na sexta-feira (21), uma noite festiva para homenagear a primeira expedição de imigrantes italianos que chegavam ao Brasil em 21 de Fevereiro em 1874. A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874, a bordo do navio à vapor ‘Sofia’. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de imigração em massa dos italianos para o Brasil. A lei nº 11.687, que institui esta homenagem é de 2 de junho de 2008. De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo”, explicou Julliano Gasparini, presidente da Associação Italiana Vinhedense (AIVI), que frisou o objetivo do evento. “Além de comemorarmos a chegada de nossos ancestrais, hoje é um dia feliz para os membros desta Associação Italiana, pois estamos cumprindo a finalidade deste Memorial, o de preservar as origens e a história desta cidade, não só pelos fundadores italianos, mas também de outras imigrações, como a japonesa, a suiça, entre outras que vieram e ajudaram a construir VINHEDO. Por isso, junto ao Contur (Conselho de Turismo) de VINHEDO, demos o pontapé inicial para um projeto que contemple cada instituição representativa na cidade, para que utilize da estrutura deste Memorial, fazendo um rodízio. Um mês os italianos, outro a Associação Nikkey Japonesa, depois suíços, alemães, mexicanos, e Lions ou Rotary, e demais, para que a cada período tenha uma atividade aqui”, contou Gasparini.
O evento aconteceu no Memorial do Imigrante, situado na região do Portal de VINHEDO, onde na oportunidade, foi inaugurada a exposição ‘Nativa – Imigrante’, simbolizando a retomada das atividades do Memorial, que foi idealizado pelo ex prefeito Milton Serafim, e inaugurada na gestão do ex prefeito Kalu Donato, com projeto arquitetônico de Nivaldo Callegari e paisagístico de Gustaaf Winters, baseando-se na arquitetura Renascentista de Andréa Palladio, região de Veneto, nordeste da Itália.
MEMORIAL
O Memorial do Imigrante de VINHEDO foi criado com a finalidade de homenagear os imigrantes italianos, no início, que se fixaram na região e fundaram a vila, que se transformou em município.
Além dessa homenagem aos imigrantes italianos, o Memorial do Imigrante também está a disposição de todos os povos que ajudam no desenvolvimento do município, como os Japoneses, Suíços e Alemães. Este prédio, inaugurado em 4 de fevereiro de 2007, é o resultado de uma parceria da Prefeitura de VINHEDO, a Fundação Nestlé Brasil e a Acovec – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura, tendo 7 mil metros quadrados de área e 877 metros quadrados de área construída.
AUTORIDADES
Na oportunidade estavam presentes a vice prefeita Claudineia Serafim, o secretário de Assistência Social, Eduardo Galasso, e o secretário de Cultura, Wagner Pavarin, que deu apoio para que o projeto se tornasse realidade. “Esta é uma parceria muito bem sucedida entre a Associação Italiana e Prefeitura, para que pudéssemos reabrir às atividades do Memorial com exposições, apresentações, além de ‘mostras’ itinerantes. Agradeço ao presidente, Julliano Gasparini, por manter as origens italianas de nossa cidade e preservar nossa história”, disse o secretário Pavarin, em seu discurso, apresentando a Corte Real da Festa da Uva de VINHEDO, na sequência. A vice prefeita Claudineia Vendemiatti parabenizou todos os envolvidos. “Quando estava como secretária de Cultura, tive a oportunidade de ver a origem deste projeto de reabrir o Memorial para o público com o Julliano, e nesta época, numa parceria com o Lions Clube, fizemos a pintura de toda a estrutura. Toda iniciativa das instituições é bem vinda para alavancar o desenvolvimento em todas as áreas públicas. Parabenizo esta inciativa da Associação Italiana, e cumprimento a todos os descendentes de italiano, que assim como eu minha família, lutamos por uma VINHEDO sempre melhor, pois amamos esta cidade”, completou a vice prefeita, que fez menção à Corporação Musical de VINHEDO, pelas apresentações no evento.
Também prestigiaram representantes dos clubes Lions e Rotary, da Aprovin (Associação dos Produtores de Vinho de VINHEDO), Avetur (Associação Vinhedense dos Empresários de Turismo), e Acivi. O cerimonial foi realizado pelo filho de italianos, Arnaldo Matheus, que trabalha na Secretaria de Cultura.
ODYR
Um dos expositores, o artista Odyr Loya Magalhães de 91 anos, foi homenageado pela Associação Italiana. Ele reside há cerca de 20 anos em VINHEDO, e possui um talento natural para a construção de réplicas miniaturizadas, produzindo miniaturas de vários lugares vinhedenses, algumas delas expostas nesta ‘Mostra’, no Memorial.
CORTE FUV
A Corte da 58ª Festa da Uva e 10ª Festa do Vinho de VINHEDO, coordenada por Dinamar Depret, também abrilhantou o evento. A rainha, Laura Solfiati; a 1ª princesa, Natalia Sousa Godoi e a 2ª princesa, Julia Cristina dos Santos fizeram parte da Festa e recepcionaram os convidados.
CORPORAÇÃO MUSICAL
Antes do corte da fita inaugural, houve o canto do hino da Itália, primeiro recitado pela professora da Língua Italiana, Fabiola Ferrari, e depois tocado pela Corporação Musical Vinhedense, que fez a apresentação do hasteamento das demais bandeiras e animou o evento com músicas típicas italianas.
A cerimônia teve o apoio cultural da Codive Chevrolet VINHEDO da SorveteriaIdeal que disponibilizou centenas de sorvetes aos visitantes.
A Mostra ‘Nativa – Imigrante’ é organizada pela diretoria da Associação Italiana de VINHEDO, e Secretaria de Cultura (secretário Wagner, assessores Marli, Gabriel e José), com apoio do Gabinete do Prefeito Jaime Cruz, e está aberta ao público de terça-feira à sábado no Memorial do Imigrante das 8h às 17h.