VINHEDO: Audiência discute projetos e divisão de turnos na Educação
Durante a Audiência Pública da Educação Infantil de VINHEDO realizada na semana passada, no auditório do CEPROVI, foram expostos vários temas, inclusive aqueles considerados polêmicos como a situação salarial das auxiliares de Educação infantil, o projeto de divisão em dois turnos da educação integral, supostamente para ampliar a inserção de uma quantidade maior de alunos que já atinge uma população de 10 mil e 500 alunos em 35 unidades de ensino e atendidos por 1.400 profissionais dos quais apenas quatro (incluindo o secretário Gil Lorenzon), são cargos de confiança. O restante é composto por profissionais concursados e capacitados para oferecer o ensino de alta qualidade que é praticado em VINHEDO pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação.
EDUCAÇÃO INFANTIL
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS conversou com o secretário municipal de educação, Gilberto Lorenzon, que fez questão de afirmar que a Audiência Pública é um primeiro passo com base legal para que se amplie o processo de discussão que acontece diariamente na Secretaria, nas escolas, com as mães, com as diretoras. “A audiência é o ponta pé inicial para a discussão em torno de um tema relevante, poderia ser outro, mas hoje é a educação infantil. Precisamos estar atentos para o fato de que a cidade muda muito, então surgem vários desafios para essa e próxima gestão, precisamos entender o movimento da sociedade, o fluxo migratório, as crises econômicas, e verificar como a Administração Pública pode atender a essas demandas.O momento da audiência é de ouvir a comunidade, trabalhadores, sindicatos, pais, professores para que a administração possa colher sugestões e opiniões. A discussão não acaba aqui, porque estamos trabalhando já para 2019, 2020. Achei excelente a participação da comunidade que se mostra preocupada e acompanhando de perto o movimento político da cidade. Para nós tudo isso é muito saudável, somos pela democracia, pela discussão pública da gestão, isso aqui é uma aula de cidadania, com as pessoas participando da vida da escola em todos os aspectos. Começou com a gestão democrática da composição das equipes gestoras, mas vai para todas as atividades dentro da escola, currículo, infraestrutura, festas, isso já é uma prática dentro das escolas”, explicou o secretário Gilberto Lorezon.
DADOS NUMÉRICOS E SUGESTÕES
Os dados numéricos da Secretaria de Educação de VINHEDO se somaram às diversas sugestões e dúvidas apresentadas por representantes da sociedade civil, desde sindicatos, pais, educadores, todos interessados em contribuir com a construção de políticas públicas efetivas e adequadas para elevar a educação infantil a um nível superior, e da educação como todo, mais especificamente a Educação Infantil, tema da audiência pública.
NÍVEL SUPERIOR
Foi reiterado por diversas vezes a qualidade da educação infantil de VINHEDO, reconhecida por possuir um quadro de professores acima das médias regional, estadual e nacional. Segundo o Ministério da Educação, 93,3% dos docentes da Educação Infantil da Prefeitura de VINHEDO possuem curso superior, um dos maiores percentuais do País. A média do Estado é 84,1%, enquanto que no Brasil, o índice cai para 66,51%. A média da região é de 83,75%. Quando analisados municípios com perfil de população semelhantes a VINHEDO, o percentual é de 84,92%.
Sobre o tema, o prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz, comentou que o sistema de Educação de VINHEDO é um dos mais desenvolvidos do País. “Tudo isso só é possível porque educação se faz com planejamento pedagógico, competência profissional e, acima de tudo, dedicação e suporte à Educação Familiar, que é essencial para a formação do cidadão e, no futuro, do profissional”, afirmou.
NOTA MÁXIMA
Por dois anos seguidos, VINHEDO integrou um grupo seleto de cidades que obteve nota máxima no Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), estudo que avalia matrícula em creche em relação à população de 0 a 3 anos; matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos; número médio de profissionais por turma, em creches das redes pública e conveniada; e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada. Considerada a primeira etapa da educação básica, a educação infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral de crianças, compreendendo dois segmentos de atendimento aos níveis de creche (dos 4 meses aos 2 anos de 11 meses) e de pré-escola (dos 3 anos aos 5 anos e 11 meses).
LDB
Na Audiência, foi exposto também que, em VINHEDO, a Prefeitura disponibiliza Centros de Educação Infantil (CEISs) em diferentes regiões da cidade, locais nos quais os profissionais trabalham com o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Diretores, professores e pais, puderam discutir melhorias na área de Educação em VINHEDO