VINHEDO: Bloco Bloquete tem como tema de Carnaval a luta pelos direitos da mulher
O bloco Bloquete será o primeiro a desfilar no Carnaval de rua vinhedense hoje, domingo, 7, a partir da Praça Sant’ Ana, cuja concentração está marcada para às 14h e a saída às 16h. O tema do bloco esse ano é a ‘Mulher como Deusa da Criação’, cujo assunto foi pauta de todos os encontros. O grupo será acompanhado de performances fazendo referências a personagens como Simone de Beauvoir, Dona Aurora Sudário, Maria Carolina de Jesus, Laerte, Olga Benário, Elke Maravilha, Zuzu Angel, Madame Satã, Marias, Josefinas, Aparecidas e outras.
Lis Nasser, integrante do Bloquete, diz que não é de hoje que as mulheres sofrem opressão descomunal apenas pelo fato de serem do sexo feminino e a luta contra essa opressão não começou agora. “Iremos festejar a luta das mulheres e reverenciar nossas ancestrais. Pois como deusas e deuses, criamos o sonho em que haverá um dia onde gêneros, classes e etnias, não precisarão mais ser citados a cadapasso, porque nunca seremos iguais, mas podemos ter os mesmos direitos, as mesmas oportunidades e o mesmo respeito”, completou Maria Clara, uma das fundadoras do bloco.
O bloco sairá da Praça Sant’ Ana, descendo a rua Humberto Pescarini, passará pela rua Jundiaí, subirá a Nove de Julho (contramão) e retornará à Humberto Pescarini pela rua João Corazzari.
Repertório
O samba enredo mistura samba e funk carioca e, além dele, o grupo preparou uma lista de músicas arranjadas no estilo axé, afoxé, oludum, frevo e samba reggae. Escolheram, também, músicas de sucesso com a mesma temática, com artistas nacionais como Elis Regina, Rita Lee, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Chico César, e internacionais, Aretha Franklin, Lauryn Hill, Lady Gaga, Madonna, Beyoncè e Spice Girls.
Verbas
O grupo arrecadou verbas por um financiamento on-line no site kickante.com, e qualquer pessoa poderia contribuir em troca de brindes. Além disso, o bloco contou com o apoio cultural do restaurante Quintal do Talho, Quitanda da Maria, Ateliê Oficina Porão, Estúdio Tudio e teve patrocínio da lanchonete Casarão, Pizzaria e Esfiharia Vigneto, Bar do Becker, Açougue do Zinho, Madeireira Aruanã, Jacto Limpadora e Zim Color. O grupo montou uma banda, ‘Bloquete de Bolso’ que arrecadou dinheiro para o Carnaval.
Pó colorido
O Bloquete tem como marca registrada o ‘pó colorido’, distribuídos gratuitamente para os foliões, que vem direto da Bahia pela empresa Zim Color, patrocinadora do bloco, e é lançado ao ar durante o desfile. Serão quinze quilos do artefato atóxico para ser jogado em momentos específicos e coordenados pelos organizadores.
Transmissão
Como no ano passado, o desfile do Bloquete será transmitido ao vivo por meio da TwitCasting, no programa ‘Humanos, perfeitamente humanos’, no endereço: http://us.twitcasting.tv/c:programahph
Bloquete
O grupo vinhedense foi formado em 2013 por amigos, artistas e músicos e significa ‘bloco pequeno’, tendo como proposta manter a tradição dos blocos de rua da cidade como os blocos Galo, Bananas e o Tapa na Peteca, que fizeram, e ainda fazem a história do carnaval de VINHEDO. O bloco ensaia três meses antes do Carnaval, ocupando o espaço público urbano com ensaios da bateria aberto a toda comunidade.
Com uma bateria composta por 30 integrantes, mais cantores, atores, dançarinos, objetos voadores e seu tradicional pó colorido, o bloco irá percorrer novamente as ruas do centro da cidade, acompanhados por um carro de som que convida a população participar da festa.
Samba enredo
SAMBA DA NOVA ERA
(Compositores: Renato Godoi, Elias Mendes, Livia Golden, Natalia Carneiro, Lis Nasser, Iara Lage, Maria Clara Teixeira e Mariana Schiezaro)
Iansã iluminou
Co`a tempestade de um clamor
Tudo os homi se assusto
E pra acalmar cantou
Dona Aurora abençoou
Essa gente de alma boa e cansada
Com as lágrimas correntes
Da nagoa injustiçada
Tudo os homi deu passage
De joelhos por nanã que já chego
De joelhos por Sant`Ana que chego
Que soe a história calada
Nas entranhas dessa terra
Das mulheres de força,
Em tempos de guerra
Respeito Dandara dos Palmares
E os seus múltiplos seios
Que pariram vales,
Que salgaram os mares
Que lançaram desejos
Sou mulher, da vida,
Da morte, de mim e de você
Oxalá que tenha o mundo
Liberdade e a magia de ser
Quem se é
Refrão (Duas Vezes):
Vem trazer a nova era
Da costela da Eva
Uma revolução
O amanhã está com pressa
Primavera começa
Com nova criação
FUNK
Onde estão as mulheres que
Cantam nesse bloco?
Coro: Aqui! Aqui!
Onde estão as mulheres que
Tocam nesse bloco ?
Coro: Aqui! Aqui!
Boa tarde gente linda
Gente que não é machista
O Bloquete tá na rua
E vem trazer nova energia
À querida Aurora
Pedimos a benção
Pra cantar um carnaval
De nova era e resistência!
Um Salve pr`aquelas mulheres que
Tanto lutaram por nossos direitos
Um salve pra tantas artistas
Da literatura cheias de talento
Um Beijo pra quem é pilota
Pra quem é frentista
Ou caminhoneira
Pra empregada e pra patroa
Um beijo pra quem tá aqui
Um beijo pras doutoras
Um beijo pras Travesti
Frida Kallo, Hilda Hilst,
Carmen Miranda
E Clarice Lispector,
Dandara dos Palmares
Joana D`Arc, Rainha Ginga,
Laerte, Elis Regina,
Nina Simone, Rita Lee,
Me perco entre tantos nomes
Do feminismo que existe aqui
Não vai cortar seus pelos?
Se eu não quiser não corto!
Não vai lavar a louça?
Se eu não quiser não lavo!
Cê vai fazer o que então?
Eu vou brincar Eu vou curtir
Eu vou gozar no carnaval!
Pra você que ainda não entendeu
e agride mulheres se achando o fera
Olhe pro seu calendário
e perceba que a idade da pedra já era!