VINHEDO: Câmara aprova o Plano Municipal para o gerenciamento de resíduos sólidos

Mesa Diretora com Junior Choca no comando
A 89ª sessão ordinária, realizada segunda-feira, 9, apesar da apreensão geral sobre o estado de saúde do presidente da Casa de Leis, vereador Márcio Melle (PSB), que não pode comparecer por encontrar-se hospitalizado devido a uma forte gripe, transcorreu de forma tranquila, por sinal, sendo bem conduzida pelo vice, vereador Junior Choca (SDD), em sua estreia na presidência.
E foi nesse clima de tranquilidade que os edis aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 10/2014 que institui o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.
Com o Plano VINHEDO poderá desenvolver campanhas educativas junto à população, principalmente entre os alunos da rede pública, informando sobre a importância do cuidado com o lixo produzido pela pessoa, família, empresas e indústrias, no sentido da reciclagem, da compostagem, do descarte em local apropriado e do não lançamento de resíduos em áreas de mananciais e de preservação permanente.
SEMANA DO CONSUMIDOR
O diretor do Procon de VINHEDO, Matheus Galbes, ocupou o Espaço dos Representantes para anunciar a Semana Municipal do Consumidor para marcar o dia internacional do consumidor, comemorado no dia 15 de março, e ao mesmo tempo apresentar as inúmeras atividades do órgão que é ligado a Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura. “Agradeço a oportunidade de estar nesta Tribuna para abrir oficialmente a Semana do Consumidor instituída no calendário oficial do município através da Lei Municipal 10.971/2006, de autoria da vereadora Ana Genezini (PTB). O objetivo é apresentar sinteticamente o relatório de gestão do Procon de VINHEDO no exercício de 2014, onde foram realizados 6.953 atendimentos, divididos em diversas áreas, como saúde, alimentos, produtos, serviços, entre outros. Mais de 75% dos processos abertos, foram resolvidos em sede administrativa, através de acordos. Foram realizadas 354 audiências durante exercício de 2014″.
FOLHETOS ORIENTAM
Durante a semana o Procon de VINHEDO estará distribuindo, com o apoio da Fundação Procon uma série de publicações orientando a população sob os mais diferentes tipos de negócios. São folhetos com muitas orientações sobre como sair do vermelho, dicas para financiamentos, orçamento doméstico e educação financeira, por exemplo.
PIONEIRISMO DO PROCON
Na oportunidade a vereadora Ana Genezini (PTB) enfatizou o aspecto pioneiro do Procon de VINHEDO. “Desde o ano de 2006, quando Vossa Excelência, Dr. Matheus Galbes, foi designado para assumir a diretoria do Procon, foi uma satisfação para nós a indicação de seu nome. E tem sido uma surpresa agradável trabalhar ali junto do senhor todos os dias, na companhia de uma equipe maravilhosa. Graças a Deus a gente tem muito companheirismo, fazemos um trabalho de equipe que traz resultados para a população”.
MEMORIAL DO IMIGRANTE
O vereador Paulinho Palmeira (PSB) comentou o apoio a concessão do Memorial do Imigrante para a Associação Italiana Vinhedense. “É deprimente ver a situação em que o Memorial do Imigrante se encontra, precisa urgente de manutenção. Fico feliz em ver a Associação Italiana Vinhedense buscando recursos, eles tem o meu apoio indiscutivelmente. Sou favorável em ceder aquele espaço à Associação Italiana ou para aqueles que queiram cuidar daquele espaço da melhor forma possível”.
SENADOR ITALIANO
Também o vereador Nil Ramos (PROS) externou o seu apoio à Associação Italiana Vinhedense para coordenar as atividades culturais do Memorial do Imigrante no sentido de atrair empresas italianas ao município. “Quero parabenizar o presidente da Associação Italiana de VINHEDO, Julliano Gasparini, pela iniciativa que teve na semana passada, de trazer o ilustre senador Fausto Longo para nosso município, estreitando as relações entre a Itália e VINHEDO”.
Ana Genezini fez questão de mencionar também o seu apreço à Associação Italiana vinhedense com relação ao gerenciamento do Memorial por parte da centenária entidade representativa da imigração italiana em VINHEDO, e a importância de se estreitar as relações culturais e comerciais entre a Itália e VINHEDO, apesar de o país irmão estar passando por uma forte crise econômica com desemprego em massa e falência de empresas. Ana elogiou o presidente Julliano Gasparini pela iniciativa de trazer o senador ítalo-brasileiro para uma visita a VINHEDO para conhecer as possibilidades do município de estabelecer um importante intercâmbio cultural e comercial entre os países irmãos.
DEBATE IDEOLÓGICO
Mais uma vez os vereadores da bancada do PSOL, Rodrigo Paixão e Valdir Barretos travaram um debate ideológico e democrático com o vereador Rubens Nunes (PR) que apresentou uma moção de Aplauso ao Movimento Brasil Livre (MBL) pela atuação política e liderança de eventos e atos públicos em prol do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Rubens Nunes comentou a importância de se valorizar as jovens lideranças interessadas em fazer cessar a sangria desatada dos cofres públicos brasileiros vitimados por uma quadrilha formada por integrantes do PT e partidos aliados. Valdir Barreto rebateu dizendo que o partido do vereador Rubens Nunes é da base de apoio do governo do PT, e que localmente não tem dado a mesma ênfase aos casos de corrupção envolvendo os governantes e políticos de VINHEDO, sem mencionar que o PSOL nas eleições apoiou o PT.
DISCURSO DE ÓDIO
Por sua vez Rubens Nunes afirmou que não fala pelo partido, mas que esta é a sua opinião pessoal, e que o PSOL também faz parte da base de sustentação do governo de Dilma Roussef, o que foi negado por Rodrigo Paixão, colocando que hoje o seu partido faz oposição à Dilma, mas é contra qualquer tentativa de golpe contra o governo atual que está muito longe do socialismo pregado pelos psolistas. Mas Rubens Nunes fez questão de repassar o vídeo contendo a fala de Pedro Stédile, do MST, na Venezuela, quando faz um discurso escancaradamente socialista totalitário de ódio à burguesia nacional e internacional.
FAZENDA CONGELADA
O presidente da Comissão de Assuntos Relevantes que trata da Fazenda Cachoeira, vereador Edu Gelmi (PMDB) ainda está no aguardo do relatório final da Elo Ambiental sobre a Fazenda Cachoeira. “Aquela área ficou congelada por um decreto do ex-prefeito Milton Serafim que declarou o espaço de utilidade pública por um período de cinco anos, ficando os proprietários sem poder fazer intervenção alguma no sentido de melhorias do local”.
DENGUE AVANÇA
O aumento dos registros de casos de dengue na Região Metropolitana de CAMPINAS (RMC) foi um dos temas destacados por Dario Pacheco (PSDB) em seu pronunciamento. “A dengue é uma epidemia muito séria, é um problema que deve ser combatido por todos. Na RMC muitas cidades já estão com alto índice de infecção”.
A vereadora Marta Leão também manifestou sua preocupação com o avanço da dengue no município e região. “A questão da dengue em VINHEDO vem se agravando, é necessário que haja ações efetivas e que também o contingente seja reforçado.
POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Marta Leão dedicou grande parte de suas falas para mencionar a necessidade de se construir em VINHEDO uma Secretaria ou Coordenadoria da Mulher para que sejam elaboradas políticas públicas específicas para a mulher, definidas pelas mulheres e com as mulheres monitorando. Outro item importante é o Conselho Municipal da Mulher, que não demanda recursos financeiros, mas é importante para fiscalizar e debater as ações em torno da mulher, e melhorar o funcionamento da Delegacia da Mulher, sugere.
Marta também enfatizou a necessidade da divulgação do número 180, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em 2005. Falta implementá-lo em VINHEDO contemplando o âmbito municipal.
BARÃO MANIFESTA
O conhecido manifestante ‘Barão’ esteve de volta à Câmara para protestar contra os gastos com os shows na Festa na Uva, que giraram em torno de 2 milhões de reais, enquanto faltam remédios, a Santa Casa ainda com problemas, e a dengue avança. “Com esse dinheiro muita coisa já poderia estar resolvida”, disse ‘Barão’.