VINHEDO: Cartunista Luiz Gustavo Paffaro é jurado no Salão de Humor de Piracicaba
O caricaturista, cartunista e chargista vinhedense Luiz Gustavo Paffaro, é um dos jurados da 46ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, aberto sábado (10), e que vai até 27 de outubro. Paffaro, de 40 anos, gosta muito do evento, do qual prestigia desde 1997. “São 21 participações no total, sendo que, em 19 anos, fui selecionado para expor meus trabalhos, um ano fui jurado de seleção e em outro fui jurado de premiação. Recebi em 2002 o prêmio de primeiro lugar em caricatura”, recordou.
Segundo ele, o salão deste ano – que tem Luiz Gustavo como juri de premiação – mantem o alto nível das edições passadas. “O evento hoje é considerado o melhor salão de humor do mundo”. O vinhedense iniciou sua carreira há 22 anos. Começou a desenhar naturalmente, como toda pessoa que gosta da atividade. “Com o tempo, senti necessidade de um auxílio profissional. Soube de um excelente professor em Campinas, o mestre Paulo Branco, e hoje somos grandes amigos e parceiros de trabalho”, disse.
Luiz Gustavo Paffaro dedica-se mais às caricaturas, pinturas e ilustrações, mas ele já fez muitos cartuns e charges para importantes veículos impressos do Brasil, como o jornal Pasquim 21, Veja, Fola de S.Paulo e a revista Mad, entre outros. “Também me dedico às ilustrações publicitárias, logotipos e mascotes. Sempre fui um artista autônomo e, em meu estúdio em VINHEDO, trabalho com projetos pessoais, encomendas e aulas. Faço ilustrações para revistas e jornais importantes do país e ilustro livros infantis”, continuou.
Paffaro aproveitou para diferenciar as atividades de cartunista e chargista. “Os cartunistas trabalham com uma linguagem universal atemporal. Já os chargistas abordam temas atuais”. O talentoso artista já desenhou charges de diversos políticos, mas ele prefere outros temas. Como caricaturista, fez diversas personalidades. “Para a revista Veja, por exemplo, desenhei o Papa Francisco, Dalai Lama e Nelson Mandela. Sigo trabalhando muito forte como caricaturista”, observou.
SEM FÓRMULA MÁGICA
Luiz Gustavo nunca lançou livros só com seus trabalhos. Espera poder fazer isso um dia e, ao ser perguntado se existe uma “receita” para se formar um bom cartunista, contou que, como tudo na vida, para ser bom em algo é preciso estudo, leitura, foco e treino. “Não há uma fórmula mágica. Incentivar a arte nas escolas não só revela novos talentos. Sua função é muito mais importante do que as pessoas podem imaginar, pois a arte aumenta a capacidade de percepção mental de formas espaciais, sensibilidade, coordenação motora, senso crítico, inteligência (medida em testes de QI), criatividade, improviso, positividade e sensibilidade. Enfim, traz muitos outros benefícios, independente se o aluno vier a se tornar um artista. Todos deveriam se expressar através da arte, criar coisas particulares, trabalhar ideias novas, ter essa conexão diária com o seu cérebro e seu corpo. Essas experiências serão aplicadas em qualquer profissão e em qualquer situação da vida. A arte é importantíssima, libertadora e vital”.
Sobre a charge política, Luiz Gustavo Paffaro (filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de VINHEDO Carlinhos Paffaro) revelou que ela é a única coisa 100% vista em um jornal. “Imaginem o poder que tem uma boa charge. A boa charge é aquela que resume um acontecimento atual de forma satírica numa linguagem gráfica mais popular, para que todos a entendam rapidamente e passem a compreender o fato, havendo em seguida uma reflexão a respeito”, finalizou.